Com indicação do deputado estadual Thiago Silva (MDB), sob a responsabilidade da Superintendência de Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa, os jovens estudantes das redes de ensino pública e privada de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, que estejam cursando do 7º ao 9º ano e do 1º ano do ensino médio, terão até o dia 30 de novembro para se inscreverem no projeto “Parlamento Jovem”. Essa iniciativa vai permitir aos participantes desenvolverem as suas habilidades, compreenderem o exercício da cidadania e o funcionamento da política e o papel de um representante da Casa de Leis.
Os interessados devem entrar em contato com a direção das escolas e fazer a inscrição. Em caso de dúvidas, poderão consultar o regulamento do projeto no site da Casa de Leis (www.al.mt.gov.br) para concorrerem a uma das 24 vagas disponíveis de deputado jovem, com mandato de dois anos. Os eleitos aprenderão a dinâmica do trabalho de um parlamentar, como a elaboração de projetos e vão poder propor políticas públicas que possam contribuir com melhorias e qualidade de vida para a população.
O Parlamento Jovem terá Thiago Silva como padrinho da 9ª Legislatura e a parceria entre o Legislativo e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). “É com grande alegria que apadrinho o Parlamento Jovem, um projeto que envolverão 24 jovens interessados em conhecer a dinâmica de trabalho da nossa Assembleia Legislativa. Essa é uma oportunidade única para que eles desenvolvam a comunicação e a liderança, além de fortalecerem o exercício da cidadania e o compromisso com a sociedade. Que esses jovens possam entender a importância da política e da participação ativa para a construção de um futuro melhor para todos”, disse o deputado estadual.
Além da eleição que ocorrerá de forma online no site da Assembleia Legislativa, com a participação popular, a Seduc vai premiar os deputados jovens eleitos com um Kindle (leitor de livros digitais) e organizará uma visita ao Congresso Nacional, em Brasília, no período posterior a posse – com previsão para março de 2025.