• Home
  • Destaque
  • Passagem de Rafah na fronteira entre Gaza e Egito será reaberta no sábado, diz agência

Passagem de Rafah na fronteira entre Gaza e Egito será reaberta no sábado, diz agência

Israel tomou controle da passagem, no sul da Faixa de Gaza, em maio de 2024 durante ofensiva contra o Hamas. Acordo para reabertura do local, porta de entrada de ajuda humanitária e saída de feridos pelo conflito, ocorre durante cessar-fogo. Portão da passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, ao sul do território palestino.
REUTERS/Amr Abdallah Dalsh/File Photo
A passagem de fronteira entre Rafah, no sul da Faixa de Gaza, e o Egito será reaberta no sábado (1º) após uma troca de prisioneiros entre Israel e o Hamas, disseram nesta sexta-feira (31) à agência de notícias France Presse (AFP) uma fonte palestina e outra próxima às negociações.
“Os mediadores informaram o Hamas sobre a decisão de Israel de abrir o ponto de passagem de Rafah”, disse à AFP a autoridade do grupo terrorista palestino.
A segunda fonte, próxima às negociações, afirmou que a iniciativa permitiria a retirada de feridos como parte do acordo de cessar-fogo.
A passagem de Rafah, importante para entrada de ajuda humanitária em Gaza e fluxo de feridos, foi fechada em maio de 2024, quando tanques israelenses tomaram controle do local no início de uma ofensiva na cidade, que à época era considerada o último reduto dos mais de 1 milhão de palestinos deslocados de outras partes do território por conta da guerra. No entanto, a entrada de ajuda humanitária não foi totalmente paralisada.
A reabertura da passagem integra o cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas em Gaza, válido desde 19 de janeiro. Os pontos das próximas etapas cessar-fogo e outras medidas relacionadas ao conflito e ao território palestino estão sendo negociadas aos poucos.
Uma nova rodada de libertação de reféns do Hamas ocorrerá neste sábado. Israel já recebeu do grupo terrorista a lista dos três homens que serão soltos: o israelense-americano Keith Siegel, o franco-israelense Ofer Kalderon, e o israelense Yarden Bibas. Em troca, o governo israelense libertará 90 prisioneiros palestinos.
Desde o início da trégua, o grupo islamista Hamas, que governa a Faixa de Gaza, libertou 15 reféns sequestrados durante o ataque de 7 de outubro de 2023.
A passagem de Rafah era utilizada para a entrada de ajuda humanitária em Gaza e saída de feridos pelo conflito para tratamento no Egito. Mais de 100 mil palestinos ficaram feridos desde outubro de 2023, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas. Rafah também foi a porta de saída de Gaza dos reféns israelenses libertados no primeiro acordo de cessar-fogo, entre novembro e dezembro de 2024.
Palestinos descolados voltam para Rafah, no sul de Gaza, em 20 de janeiro de 2025
AP Photo/Jehad Alshrafi
source
Fonte: G1

VEJA MAIS

Cotidiano extraordinário: as práticas que moldaram Carlo Acutis para a santidade

A canonização de Carlo Acutis, conhecido como o primeiro santo da geração millennial, foi adiada devido…

Atleta e empresário de Rondonópolis morre durante competição em Campo Grande

O atleta e empresário de Rondonópolis, Wanderson Moreira, morreu após passar mal durante um evento…

Backstreet Boys e J Balvin irão se apresentar no festival The Town, em São Paulo

O festival The Town, que ocorre em setembro em São Paulo, confirmou a presença da…

online dealer casino