• Home
  • Destaque
  • Pit stop de conscientização chama atenção com ação de impacto em Rondonópolis

Pit stop de conscientização chama atenção com ação de impacto em Rondonópolis

Cadeiras de roda, muletas, andadores e caixões com coroa de flores estampando “podia ser você”. Esse foi um lembrete trazido pela campanha Maio Amarelo executada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em mais um pit stop educativo, desta vez na Avenida William de Moraes, no Jardim Primavera, nesta sexta-feira (16).

O movimento em prol da vida no trânsito segue mobilizando a população de Rondonópolis neste mês de maio com ações que buscam conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da segurança e respeito às leis nas vias da cidade.

Das 16h às 19h, condutores que passaram pelo local foram surpreendidos com uma simulação impactante de acidentes de trânsito. A iniciativa contou com exposição de itens usados para mobilidade e locomoção de pessoas acidentadas e até caixões com coroas de flores. Para intensificar o realismo, tinta vermelha foi utilizada no asfalto para simular o sangue derramado em situações de imprudência.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, o objetivo da ação é gerar reflexão profunda sobre o comportamento no trânsito. “Nosso objetivo é chamar a atenção da população e dos condutores para os altos índices de acidentes que acontecem no nosso município, e não somente do número de acidentes, mas sim do número de mortos. No ano passado nós tivemos 99 mortes, ficamos atrás apenas de Cuiabá. Somos a terceira cidade em população, mas a segunda que mais mata no trânsito em Mato Grosso”, destacou.

A ação contou com o apoio de diversos parceiros, como o Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Detran-MT, Politec, Polícia Civil e Câmara Municipal. Durante o evento, agentes de trânsito e voluntários distribuíram panfletos educativos e orientaram os motoristas sobre práticas seguras e a importância da redução de velocidade seguindo o tema nacional da campanha deste ano: Desacelere.

Com uma loja junto ao local do pit stop, a microempreendedora Ana Célia de Jesus comentou como a ação foi impactante e necessária. “Realmente vai impactar bastante os motoristas. Só de ver ali o caixão já é bem impactante. A gente tem que ter mais consciência no trânsito, porque são vidas, né? Às vezes você está com seu filho, ou em uma moto. Também sair mais cedo para chegar no horário sem precisar andar tão rápido e causar um acidente”, afirmou.

Além dos pit stops, outras ações educativas estão programadas para este mês, como palestras em escolas, blitzes e rodas de conversa. A cor amarela, símbolo do movimento, remete à atenção e alerta para a urgência de atitudes mais responsáveis nas vias.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

VEJA MAIS

Mauro apresenta Hospital Central; veja vídeo

Reprodução Governador Mauro Mendes vistoriou as obras do Hospital Central de Mato Grosso Reprodução Governador…

Rússia, EUA: por que países estão pagando adolescentes para terem bebês

Pagar meninas adolescentes para terem filhos enquanto ainda estão na escola é controverso na Rússia.…

Gaza: 59 palestinos são mortos em ataques aéreos israelenses e com tiros enquanto buscavam ajuda

Ataques aéreos em Deir al-Balah, no centro de Gaza, mataram 13 pessoas, incluindo as quatro…