Os planos de saúde no Brasil devem encerrar 2024 com 865 mil novos beneficiários na modalidade médico-hospitalar, alcançando a marca de 51,7 milhões de vidas cobertas. Se confirmada a projeção, o setor terá alcançado seu maior número de usuários desde 2000, ano em que foi iniciada a série histórica.
A estimativa é da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), entidade que representa os principais grupos de operadoras de planos e seguros privados do segmento no país.
O crescimento projetado é de 1,2% em relação ao final de 2023, quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) contabilizava 50,8 milhões de beneficiários.
Para a diretora-executiva da FenaSaúde, Vera Valente, o resultado está alinhado ao aquecimento da atividade econômica no país e à redução da taxa de desemprego. “E, consequentemente, à maior oferta de planos de saúde pelas empresas a seus colaboradores”, diz ela.
Em 2024, um dos focos da entidade foi combater a corrupção no sistema. A FenaSaúde estima um prejuízo anual R$ 34 bilhões para o setor decorrente de fraudes contra os planos de saúde.
Uma das iniciativas adotadas foi uma parceria com o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) para que profissionais das companhias fossem treinados a fim de identificar movimentos suspeitos.
De 2023 para este ano, a parceria gerou um aumento de 264% no número de operações que as seguradoras denunciaram ao Coaf por suspeitas de irregularidades.
NOITE FELIZ
A atriz Saphira recebeu convidados na sessão da peça “Os 7 Gatinhos”, de Nelson Rodrigues, no Teatro Oficina, na quarta-feira (25), em São Paulo. A companhia teatral retomou, neste ano, a tradição de encenar um espetáculo na noite de Natal. A diretora Cibele Forjaz, a atriz Cafira Zoé e o músico José Miguel Wisnik compareceram. O maquiador Kael Studart e o cantor Celso Sim estiveram lá.
com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH