• Home
  • Destaque
  • Polícia Militar prende autora de homicídio em Rondonópolis

Polícia Militar prende autora de homicídio em Rondonópolis

A Secretaria de Justiça de Mato Grosso (Sejus) realizou, em parceria com o projeto Capacita em Rede, do Governo Federal, a formatura de 45 reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Nortelândia (230 km de Cuiabá) em cursos de costura e maquiagem oferecidos dentro da unidade.

“Cursos de profissionalização dentro das unidades prisionais são uma excelente forma de realizar a ressocialização das Pessoas Privadas de Liberdade. Após cumprir sua pena, o egresso tem a oportunidade de começar uma nova vida e, dando uma possibilidade de profissão, estamos colaborando para que ele recomece de forma digna. Por isso, a Sejus estará sempre apoiando projetos que ofereçam essas oportunidades”, afirmou o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Brutulazo Teixeira.

Os cursos tiveram início no dia 18 de novembro e finalização no dia 13 de dezembro, com duração de 50 horas. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu na última quinta-feira (30.1).

As detentas foram divididas entre os dois cursos, sendo que 23 fizeram a capacitação em maquiagem e 22 a de costura. As aulas ocorriam dentro da Cadeia Pública Feminina de Nortelândia.

A diretora da unidade, Adriana Quinteiro, disse que as reeducandas terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nos cursos em atividades práticas dentro da unidade prisional.

“Por exemplo, as participantes do curso de costura irão contribuir para ampliar futuramente a produção de uniformes, em parceria com a Funac. As participantes do curso de maquiagem, por sua vez, poderão atuar na manutenção da autoestima das demais mulheres reclusas, preparando-as para o futuro fora da Cadeia Pública”, afirmou a diretora.

Adriana também frisou o impacto positivo que a oportunidade traz para a vida das detentas.

“Ao oferecer habilidades práticas e a oportunidade de aplicá-las, contribuímos para restaurar a autoestima e a confiança das Pessoas Privadas de Liberdade, preparando-as para uma vida mais positiva e produtiva após a liberdade”, completou.

O projeto é realizado por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Sejus, o Ministério da Educação, o Instituto Federal do Sul de Minas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Mato Grosso (GMF), e visa a realização de cursos de formação inicial e continuada nas unidades prisionais do Estado.

Em 2024, foram contempladas pelo termo as seguintes unidades prisionais:

• Mirassol D’Oeste – curso de eletricista predial;
• Nortelândia – costureiro básico e maquiagem;
• Barra do Garças – costureiro;
• Sorriso – assistente administrativo;
• Juina, Colniza e Vila Rica – costureiro básico;
• Nova Xavantina – manicure e pedicure;
• Várzea Grande – horta e produção de Mudas e maquiagem;
• Peixoto de Azevedo – horta e Produção de Mudas;
• Rondonópolis – manutenção de computadores.

Todos tiveram duração de 50 horas, possibilitando, além do aprendizado, a remição de 4 dias de pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal.

Fonte: Governo MT – MT

VEJA MAIS

Scholz, da Alemanha, sobre tarifas: é importante não dividir o mundo

BERLIM (Reuters) – O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse neste domingo que é importante não…

Polícia Civil prende dois homens que agrediram esposas em Tangará da Serra

Dois homens que agrediram suas companheiras foram presos em flagrante pela Polícia Civil, neste sábado…

RedeTV! sem exclusividade! 2 canais também acertam transmissão de torneio PODEROSO

A transmissão da NFL no Brasil ganhou um novo capítulo em 2025. A RedeTV!, está…