Montagem/RepórterMT
Parlamentares de MT culpam o Governo Federal pelo tarifaço de Trump
APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
Os parlamentares de direita da bancada mato-grossense no Congresso Nacional responsabilizaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Supremo Tribunal Federal (STF) pela decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em aplicar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados por aquele país.
A medida foi anunciada nessa quarta-feira (09). Em uma carta dirigida a Lula, Trump alegou que Bolsonaro e seus apoiadores são vítimas de uma caça às bruxas, que a Justiça brasileira persegue as plataformas de mídias sociais americanas e que as relações comerciais entre os dois países são desvantajosas para os EUA.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Em uma rede social, o senador Wellington Fagundes disse que o presidente Lula é o responsável pela aplicação da medida, por ter politizado as relações entre os dois países e atacado os Estados Unidos.
LEIA MAIS – Trump impõe tarifa de 50% a produtos do Brasil
Fagundes disse que o Senado precisa ficar em alerta para a situação e chegou a sugerir a suspensão do recesso parlamentar.
“Esse não é momento de discurso ideológico, é hora de responsabilidade! Precisamos trabalhar, sem recesso, para proteger o Brasil de uma crise comercial criada por erro diplomático do próprio governo”, afirmou.
O deputado federal José Medeiros (PL), afirmou que o governo Lula errou ao se aproximar do Irã e do Hamas, e de ditadores como Nicolas Maduro, Daniel Ortega e Gustavo Petro.
“Eles vão insistir na retórica de que a culpa é de Bolsonaro, de Eduardo, mas, na verdade, a culpa é da política externa desastrosa do atual governo”, pontuou Medeiros.
“O Brasil deixou de ser um país amigo aos olhos dos americanos”, acrescentou.
A deputada federal Coronel Fernanda (PL) disse que Trump deu recados ao Governo Lula, que os ignorou. Para a parlamentar, o Brasil não vive mais um regime democrático.
LEIA MAIS – Trump fala em vergonha internacional, elogia Bolsonaro e justifica super taxa
“Tudo isso é fruto de uma ditadura disfarçada, que sufoca a liberdade e afasta aliados. Chega de ditadura! O Brasil precisa voltar a ser respeitado”, disse.
O deputado federal Rodrigo da Zaeli (PL), pontuou que a medida é consequência da perseguição que a oposição a Lula vem sofrendo no país por parte do Judiciário. Ele responsabilizou o STF e o Partido dos Trabalhadores pela deterioração nas relações diplomáticas entre os dois países.
“A culpa é do STF e do PT. Trump anunciou a imposição de tarifas ao Brasil para combater a perseguição que o Poder Judiciário faz contra a direita e Bolsonaro. O recado está dado: parem de nos perseguir!”, escreveu em uma rede social.
Conforme o governo americano, a medida deverá entrar em vigor no dia 1º de agosto.