Preço dos alimentos de festa junina sobe quase 7% em 12 meses, mostra pesquisa

Os alimentos típicos de festa junina, como bolos, canjicas e milhos cozidos, estarão mais caros neste ano. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) mostrou que o preço dos ingredientes para esses pratos tradicionais subiu, em média, 6,91% nos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 24, pelo jornal O Globo.

O aumento do preço dos produtos típicos de festa junina quase dobrou, ao compará-lo com a inflação. De acordo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), a inflação no período foi de 3,65%.

A pesquisa analisou os preços de 27 itens da cesta do IPC/FGV até a segunda semana de junho. A batata-inglesa, comum em caldos e sopas juninas, teve a maior alta, com 75,79%, nos últimos 12 meses. Outros itens, como arroz, maçã e batata-doce, subiram 24,89%, 22,62% e 14,18%, respectivamente.

O economista Matheus Dias, responsável pelo levantamento, atribuiu a alta do preço dos alimentos in natura a efeitos climáticos adversos, como as chuvas no Rio Grande do Sul. “A ocorrência de fenômenos climáticos extremos afetou a produção, pressionando os preços para cima”, explicou ao jornal O Globo.

VEJA MAIS

Velório de Pepe Mujica começa nesta quarta-feira e será aberto ao público

Cortejo com o corpo do ex-presidente do Uruguai sairá da sede da Presidência e seguirá…

Morre aos 98 anos o médium Divaldo Franco

O óbito foi constatado às 21h45. Divaldo morreu em casa. Nesta quarta das 9h às 20h…

Grupo de língua portuguesa quer aumentar liderança feminina na saúde global

Falada por mais de 285 milhões de pessoas em quatro continentes, a língua portuguesa é…

pagcor logo