Durante a sessão desta sexta-feira (31), o líder do prefeito na Câmara, vereador Ibrahim Zaher, destacou a aprovação do projeto da Residência Médica, enviado pelo prefeito Cláudio Ferreira. A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), destrava um projeto que estava parado desde 2021 durante a gestão do ex-prefeito Zé do Pátio e representa um marco para a cidade, conforme enfatizado pelo parlamentar.
“Quero parabenizar o prefeito Cláudio pela iniciativa. Esse projeto estava engavetado pela antiga gestão, do ex-prefeito Zé do Pátio, desde 2021. Agora, ele vai permitir que a UFR amplie o curso de Medicina com mais 40 vagas, dobrando a capacidade atual”, declarou Zaher.
O projeto envolve uma contrapartida mensal de R$ 70 mil por parte do município, possibilitando a contratação de quatro médicos residentes com especialidade em Medicina da Família para atuar em quatro PSFs da cidade. Segundo Zaher, a seleção dos profissionais já conta com mais de 800 candidatos de diversas regiões do Brasil.
“Essa contrapartida não só melhora o serviço prestado na saúde pública, como também representa um importante avanço educacional e econômico para a cidade. Com 80 vagas no curso de Medicina, atrairemos estudantes de todo o país, o que movimentará o comércio local, o mercado imobiliário e fortalecerá nossa economia. É uma roda gigante de benefícios”, destacou o vereador.
O líder governista também aproveitou para agradecer a reitora da UFR, Analy Castilho Polizel, pela parceria no projeto e reforçou o impacto positivo da iniciativa. “Rondonópolis ganha muito com isso. Teremos uma safra maior de médicos formados na nossa cidade, algo que marca a gestão do prefeito Cláudio Ferreira.”
A ação é vista como uma conquista significativa para o município, evidenciando a diferença na condução de projetos estratégicos que, segundo Zaher, ficaram parados por falta de ação da gestão anterior.