O prefeito José Carlos do Pátio entregou na manhã deste sábado (28) as obras de reforma geral da (EMEB)-Sebastiana Pereira Barbosa, localizada no residencial Jardim Sumaré, cujas obras estão sendo geridas pela prefeitura, com recursos advindos do Governo do Estado.
Todavia, é preciso destacar que a escola que pertencia ao Estado e foi redimensionada em 2023 junto com mais cinco, para serem incorporadas à rede municipal, passou por uma reforma geral, já que conta com mais de três décadas de existência e carecia de uma repaginada completa e uma readequada.
Conforme a diretora da unidade, professora Sueli de Oliveira Souza, após o redimensionamento a escola recebeu 230 novos alunos, ampliando a sua capacidade para 600 alunos do 1º ao 6º ano, nos períodos, matutino e vespertino.
Com a parceria do redimensionamento, a rede municipal passou a ter 32 mil alunos, do Ensino Fundamental ao 6º ano. O Governo do Estado repassou ao município, seis escolas estaduais para serem incorporadas à rede municipal, quais sejam: Odorico Pereira Barbosa, Antônio Guimarães Balbino, Escola Renilda Silva Moraes, Escola Dom Wunibaldo Talleur, Sebastiana Pereira Barbosa e, a Escola Carlos Pereira Barbosa (Jd. Europa), que está sendo literal mente reconstruída.
O prefeito repassou que todas as seis escolas estão sendo reformadas e as obras finalizadas, com os detalhes necessários ainda esta semana. Destacando a Escola Carlos Pereira Barbosa que foi literalmente demolida e está sendo totalmente reedificada.
Pátio ainda falou sobre o seu projeto de universalização da educação infantil levado a efeito no município em suas três gestões, e que conseguiu dar um salto de qualidade excepcional, com a construção de mais de 40 creches, totalizando cerca de 70 unidades educacionais na rede municipal, que abrigam mais de 30 mil alunos.
Na verdade, foi um salto substancial registrado desde o início da 1ª gestão do prefeito ainda em 2009, quando o município registrava cerca de 13 mil alunos e, que saltou atualmente, para 32 mil alunos.
Até 2009, as famílias tinham que se submeter a condições desumanas, aguardando em barracas e guarda-sóis, durante semanas, sob sol e chuva, por uma vaga de creche na cidade. Hoje a situação mudou e com a construção de mais de 40 novas creches, sobram vagas na rede, que ainda tem procurado melhorar sempre mais, estendendo o atendimento para o período integral, onde as crianças entram pela manhã são atendidas durante todo o dia e saem no final da tarde, higienizadas, e alimentadas.
Por enquanto, são cinco creches, além de mais três escolas do ensino fundamental, funcionando em período integral na cidade. Não se pode negar que a educação municipal, melhorou e evoluiu muito nos últimos anos.