Prefeito sanciona lei que torna a Sexta-feira Santa feriado municipal em Rondonópolis

O prefeito Claudio Ferreira sancionou a lei de n° 14.117 que institui oficialmente a Sexta-feira Santa como feriado religioso municipal em Rondonópolis. A proposta foi aprovada em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores realizada nesta quinta-feira (17). 

Com a nova legislação, passa a constar no calendário oficial do município o feriado da Paixão de Cristo, celebrado anualmente na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, conforme estabelece a tradição cristã. 

A medida está respaldada no artigo 2º da Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, que autoriza os municípios a instituírem até quatro feriados religiosos por ano, de acordo com a tradição local. 

O projeto, agora transformado em lei, busca atender a uma demanda da comunidade cristã de Rondonópolis, que há anos observa a Sexta-feira Santa como um dia de reflexão, oração e paralisação de atividades.  

Embora já seja socialmente respeitada como um dia de recolhimento e paralisação de atividades em muitas instituições, a ausência de sua oficialização como feriado municipal podia gerar insegurança jurídica, sobretudo nas relações de trabalho e funcionamento de serviços essenciais. 

A oficialização do feriado proporciona a segurança para trabalhadores, empresas e instituições, além de reforçar o respeito à liberdade religiosa e à identidade cultural do município. 

VEJA MAIS

o carro que a Chevrolet lançou no BBB 2025 e homenageia o Brasil; conheça

A Chevrolet surpreendeu o público do BBB 2025 ao revelar o seu mais novo lançamento…

Record fica com medo da festa de 60 anos da Globo e muda estratégia às pressas

A Record decidiu mudar de última hora a data de estreia do Power Couple Brasil…

Conheça Dona de Mim, a próxima novela das 7 da Globo

Com personagens femininas fortes, Dona de Mim, a próxima novela das 7 da Globo, mistura…

phil win