Prefeitura amplia atendimento nos PSFs e reduz fluxo de pacientes com dengue na UPA

Diante do aumento de casos de dengue, chikungunya e zika na cidade, desde o final de 2024, a Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem garantindo atendimento médico a todas as pessoas com sintomas dessas doenças nas mais de 60 unidades de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) espalhadas pelos bairros. A medida vem garantindo uma diminuição no fluxo de pacientes em busca da UPA.

Em função da situação, houve uma determinação da Secretaria Municipal de Saúde para que todas as pessoas infectadas que buscam os PSFs recebam atendimento médico. Assim, pessoas com sintomas dessas doenças, como febre, dor nas articulações e dor de cabeça, podem buscar atendimento nas unidades de saúde mais próximas de casa. Havendo casos mais graves e complicados, os pacientes são direcionado para UPA.

Com essa ação, vem havendo uma pulverização nos atendimentos de pessoas infectadas com arboviroses na cidade, que antes vinham procurando com maior intensidade a UPA, na Rua Rio Branco. Além disso, o município já vem começando a registrar uma diminuição no número de notificações dessas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. 

Além de febre, dor nas articulações e dor de cabeça, a dengue e chikungunya também são caracterizadas por diarreia, náuseas e vômito, manchas vermelhas no corpo e dores musculares

VEJA MAIS

Luis Roberto é alvo de maldade na internet após queda do Fluminense no Mundial de Clubes

Os brasileiros foram eliminados do Mundial de Clubes, restando apenas os europeus, algo profetizado por…

Ao lado de premiê da Índia, Lula lamenta aumento de guerras: ‘Ensinamentos de Gandhi sendo jogados fora’

Gandhi defendia a não-violência como forma de resistência. Lula também cobrou uma reforma do Conselho…

Abel arma para acabar com a vida de Jaques

No capítulo de hoje de Dona de Mim, a trama se intensifica com uma movimentação…