• Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Prefeitura de Rondonópolis implantará parklets para ampliar áreas de convívio na cidade

Prefeitura de Rondonópolis implantará parklets para ampliar áreas de convívio na cidade

Uma tendência em grandes centros urbanos do país e do mundo, os parklets também vão poder fazer parte do cenário urbano de Rondonópolis. Isso será possível com a aprovação do projeto de lei complementar 45, de autoria do Poder Executivo, com primeira votação ocorrida nesta quarta-feira (7/5), pela Câmara Municipal. A intenção é contribuir no embelezamento e ampliação de áreas de convívio na cidade.

Para quem não sabe, os parklets são áreas contíguas às calçadas, de caráter público, onde são construídas estruturas voltadas ao lazer, descanso e convívio dos moradores, como bancos, mesas e cadeiras, floreiras, guarda-sóis, paraciclos e outros componentes reservados a manifestações culturais, recreação ou interação social, onde antes havia vagas de estacionamento de carros.

O projeto de lei aprovado agora em primeira votação promove alterações na lei complementar 318, de 20 de fevereiro de 2020, que institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana em Rondonópolis e estabelece as diretrizes para o acompanhamento e o monitoramento de sua implantação, avaliação e revisão periódica.

Conforme o prefeito Cláudio Ferreira, a medida vem privilegiar o interesse da comunidade local em conferir melhor aproveitamento aos espaços públicos, “bem como favorece o uso da cidade pelos pedestres e do transporte não motorizado, na medida em que dá-se vida à cidade, aos percursos do nosso dia a dia, criam espaços bonitos e agradáveis”.

Cidades como Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Balneário Camboriú (SC) já se valem de parklets na estrutura urbana. Por se tratar de uma lei complementar, a medida precisa ser aprovada agora em segunda votação. Após isso, segue para ser sancionada pelo prefeito Cláudio Ferreira e depois para sua publicação. Precisa aguardar ainda a devida regulamentação com as diretrizes para sua implementação na prática.

VEJA MAIS

Bebida com limão, maçã, couve, alho e mel não previne ou cura a dengue

Circula nas redes um vídeo em que um homem indica o uso de receitas caseiras…

Advogada ensina como identificar se foi vítima do golpe do INSS; veja vídeo

RepórterMT Talissa Nunes é advogada especialista em direito previdenciário. RepórterMT Talissa Nunes é advogada especialista…

slot games new