• Home
  • Destaque
  • Presidente do Equador ordena aumentar busca por adolescentes desaparecidos em ação militar

Presidente do Equador ordena aumentar busca por adolescentes desaparecidos em ação militar

As denúncias do desaparecimento forçado por parte de organizações de defesa dos direitos humanos geraram revolta no Equador, onde estão previstas manifestações para esta segunda-feira.

“Como pai de família e comandante-em-chefe, determinei que deve ser dada toda a colaboração necessária à justiça e respeitar o caráter técnico da investigação do Ministério Público”, acrescentou Noboa.

O presidente, que tentará a reeleição em 2025, declarou, em janeiro passado, um conflito armado interno no país a fim de mobilizar os militares nas ruas para realizar operações contra o crime organizado.

Na véspera, o ministro da Defesa, Gian Carlo Loffredo, atribuiu o desaparecimento dos adolescentes a “grupos de delinquentes” e afirmou que o caso está sendo usado com “interesses políticos”.

O Legislativo, de maioria opositora, convocou Loffredo e os chefes do Comando Conjunto das Forças Armadas e da Força Aérea na segunda-feira para darem informações sobre o caso.

Por sua vez, o almirante Jaime Vela, chefe do Comando Conjunto, assinalou que “se descarta qualquer participação da força pública em fatos posteriores à referida intervenção (militar), que seria a causa do desaparecimento”.



VEJA MAIS

Mulher que dormia no metrô de Nova York morre após homem colocar fogo em suas roupas

Segundo as investigações, a mulher, que não foi identificada, estava sentada imóvel a bordo de…

Prefeituras alertam para risco de contaminação após queda de ponte entre Tocantins e Maranhão

As prefeituras de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) divulgaram alertas para que os moradores das…

Trans foi assassinada a facadas por menor após relação sexual

Reprodução Vítima foi morta por menor de 17 anos após manterem relação sexual. Reprodução Vítima…