• Home
  • Destaque
  • Presidente do Equador ordena aumentar busca por adolescentes desaparecidos em ação militar

Presidente do Equador ordena aumentar busca por adolescentes desaparecidos em ação militar

As denúncias do desaparecimento forçado por parte de organizações de defesa dos direitos humanos geraram revolta no Equador, onde estão previstas manifestações para esta segunda-feira.

“Como pai de família e comandante-em-chefe, determinei que deve ser dada toda a colaboração necessária à justiça e respeitar o caráter técnico da investigação do Ministério Público”, acrescentou Noboa.

O presidente, que tentará a reeleição em 2025, declarou, em janeiro passado, um conflito armado interno no país a fim de mobilizar os militares nas ruas para realizar operações contra o crime organizado.

Na véspera, o ministro da Defesa, Gian Carlo Loffredo, atribuiu o desaparecimento dos adolescentes a “grupos de delinquentes” e afirmou que o caso está sendo usado com “interesses políticos”.

O Legislativo, de maioria opositora, convocou Loffredo e os chefes do Comando Conjunto das Forças Armadas e da Força Aérea na segunda-feira para darem informações sobre o caso.

Por sua vez, o almirante Jaime Vela, chefe do Comando Conjunto, assinalou que “se descarta qualquer participação da força pública em fatos posteriores à referida intervenção (militar), que seria a causa do desaparecimento”.



VEJA MAIS

Casal recebe críticas por dizer como pessoas devem se comportar

Um casal catarinense tem recebido muitas críticas nas redes sociais após fazer um vídeo com…

Estreia! No Alvo vence a Record e crava o 2º lugar para o SBT: Ibope da TV

Nesta segunda-feira, 14, No Alvo estreou com boa audiência na Grande São Paulo. A atração…

Tribunal de Sangue: PC prende segundo faccionado envolvido em execução brutal em MT; vídeo

A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira (15) o segundo faccionado envolvido na execução brutal de…