A Globo está prestes a lançar seu primeiro reality de confinamento musical, intitulado de Estrelas da Casa, mas já foi responsável por produzir outro formato de muito sucesso na TV: o Fama.
Entre 2002 e 2005, a emissora exibia o extinto programa, atração a qual lançou diversos nomes que são fortes na música até os dias de hoje, entre eles Thiaguinho e Marina Elali.
Antes mesmo do The Voice Brasil pensar em surgir no canal, onde os jurados precisavam escolher seus pupilos apenas pelas vozes, sem ver seus rostos, a atração também trazia uma casa, no estilo do BBB.
Anos depois, algumas dessas estrelas seguem atuando na música, com direito até as canções e carreiras de sucesso. Relembre alguns deles:
PRIMEIRA TEMPORADA
Vencedora da primeira edição da atração, Vanessa Jackson gravou um álbum nos Estados Unidos e seguiu trabalhando como cantora e compositora, além de ter investido também na atuação. A artista chegou a participar do time de jurados do Canta Comigo e Canta Comigo Teen, ambos da Record.
O segundo lugar da disputa na época ficou com Nalanda, que foi responsável por emplacar hits em novelas como Chocolate com Pimenta e América. Atualmente ela segue trabalhando no mercado, desta vez em eventos corporativos, além de se dedicar à carreira de personal, sua área de formação.
Na mesma temporada, Lívia Leite foi lançada ao público, sendo a nona eliminada. A artista ainda continua se apresentando em bares e restaurante e também tenta uma carreira como apresentadora.
Outro finalista do reality foi Adelmo Casé. O baiano até conseguiu uma segunda oportunidade em outro projeto da casa, o SuperStar, em 2016, ao lado de sua banda Negra Cor, e continua produzindo suas canções.
Outro que seguiu na área foi João Batista. Em 2021, porém, a pandemia o fez enfrentar uma crise financeira e o cantor chegou a trabalhar como entregador para um aplicativo de comida. Ainda assim, ele vem fazendo shows com sua banda Zedo dB em aniversários e formaturas.
SEGUNDA TEMPORADA
Um dos nomes de destaque para a edição seguinte foi Roberta Sá. A sambista foi a sexta eliminada, mas se consagrou no mercado e lançou mais de 10 álbuns, tendo parcerias de sucesso com artistas como Zeca Pagodinho, Gilberto Gil, Martinho da Vila, entre outros. A cantora até foi indicada ao Grammy Latino no ano passado na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode.
Foi na mesma temporada que o público descobriu Thiaguinho. Apesar de ter ficado em sétimo lugar na competição, o pagodeiro logo foi escalado para o Exaltasamba, onde ficou de 2003 a 2012, e deslanchou na carreira solo, se tornando um verdadeiro sucesso.
O vencedor da edição na época foi Marcus Vinícius, que, apesar do título, não conquistou tanta projeção nacional. Usando atualmente o nome artístico de Marcus Vinile, o cantor também atua como humorista no momento e se envolveu em polêmica em 2022 ao sair em defesa de Jair Bolsonaro.
A atração também lançou Fábio Nestares. O artista foi quem assumiu os vocais do Roupa Nova em 2020, logo após a morte inesperada de Paulinho, que sofreu complicações por conta da Covid-19.
Reality da Globo já lançou outros nomes de destaque na mídia
TERCEIRA TEMPORADA
Ivo Pessoa foi um dos nomes de destaque da edição e o responsável pelo sucesso Uma Vez Mais, que embalou o enredo dos protagonistas de Alma Gêmea. Ele ainda trabalha como ator e compositor e tem feito eventos corporativos.
Um detalhe para a temporada foi o romance entre Cidia e Dan, que resultou na formação da dupla logo após o fim do projeto. Os dois fizeram Esse Amor, que se tornou uma das mais ouvidas. A artista deixou a carreira de lado depois do término e tem dado dicas de viagens em sua página. Dan, por sua vez, continuou no mercado e participou da trilha sonoras da novela Salve-se Quem Puder, da Globo.
Quem conquistou o prêmio da vez foi Tiago Piquilo, mas, logo após o fim do projeto, o artista se juntou com Hugo e formaram uma dupla sertaneja que canta junta até os dias de hoje.
Outro nome da competição que deu o que falar foi de Mariana Belém, filha de ninguém menos que Fafá de Belém. Depois da experiência, ela deixou a carreira de lado e passou a investir na criação de conteúdo, além de trabalhar na equipe comercial da mãe.
A edição do programa ainda trouxe o talento de Marina Elali, que celebrou 20 anos de carreira recentemente. A famosa foi quem criou o hit One Last Cry, que bombou com Páginas da Vida, na Globo. Ela ainda participou de Dancing Brasil, da Record.
QUARTA TEMPORADA
Por fim, a quarta e última edição revelou Fábio Souza, que participou também recentemente do Canta Comigo All Stars. O músico, que também é formado em direito e divide detalhes da profissão no perfil, chegou a investir em um projeto artístico intitulado de Duorolê.
Quem também integrou a competição na época, curiosamente, foi Evelyn Castro, que levou o segundo lugar. Apesar do talento na música, foi na atuação no Porta dos Fundos que ela ganhou projeção. Recentemente a artista foi finalista do The Masked Singer Brasil e ficou em terceiro lugar.
Escrito por
Guinho Santos
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.