O Brasil foi a uma Olimpíada apenas em 1920, na Antuérpia, na Bélgica, no sexto Jogos Olímpicos da Era Moderna, edição na qual acabou conquistando os primeiros pódios e ainda a primeira medalha de ouro. Todas com atiradores.
As mulheres brasileiras, porém, conseguiram as primeiras conquistas em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos, quando as Olimpíadas completavam um século: foram quatro, todas em esportes coletivos.
A mais curiosa veio no vôlei de praia. Na primeira edição oficial do esporte no programa olímpico, dobradinha brasileira na final, com Jacqueline Silva e Sandra Pires vencendo Adriana Samuel e Mônica Rodrigues por 2 sets a 0.
O basquete, com Magic Paula, Hortência, Janeth Arcain, Leila Sobral, Alessandra Oliveira, Adriana Santos, Cíntia Tuiú, Cláudia Pastor, Branca, Marta Sobral, Roseli Gustavo e Silvinha Luz, foi prata ao perder a decisão por 111 a 87 para os Estados Unidos.
Já o vôlei de quadra, com Ana Moser, Ida Álvares, Ana Paula Henkel, Leila Barros, Hilma Caldeira, Virna, Márcia Fu, Filó, Ana Flávia Sanglard, Fernanda Venturini, Fofão e Sandra Suruagy, chegou ao bronze após perder a semifinal por 3 sets a 2 para Cuba e ganhar a disputa pelo terceiro lugar para a Rússia.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: