Governo da Venezuela confirmou nesta segunda (10) que dois voos partiram trazendo deportados para Caracas. Imigrantes em processo de deportação são levados a avião militar dos EUA, em janeiro de 2025.
Divulgação/ Casa Branca
O governo da Venezuela confirmou nesta segunda-feira (10) que dois aviões decolaram dos Estados Unidos em direção ao país com imigrantes ilegais deportados a bordo.
Esses são os primeiros voos realizados após um acordo firmado entre o regime de Nicolás Maduro e um enviado do governo de Donald Trump, em janeiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Os voos, operados pela companhia aérea venezuelana Conviasa, fazem parte de um plano para repatriar milhares de imigrantes que fugiram da Venezuela “por causa das sanções econômicas e das campanhas de guerra psicológica contra nosso país”, disse o comunicado de Caracas.
Algumas das pessoas a bordo estariam supostamente envolvidas em atividades ilegais com a gangue Tren de Aragua, diz a nota, e serão investigadas investigadas por envolvimento com o crime organizado.
Um enviado de Trump, Richard Grenell, se encontrou com Maduro em Caracas em 31 de janeiro, onde os dois discutiram migração e sanções, entre outras questões. Grenell deixou o país sul-americano após obter a libertação de seis americanos que haviam sido detidos por autoridades venezuelanas.
Avião com imigrantes ilegais brasileiros deportados pelos EUA chega a Fortaleza
source
Fonte: G1