A partir de agora, a população de Rondonópolis passa a contar com uma atração que oferece diversão, arte e cultura nas praças para as famílias. O projeto “Toda Praça é Arte”, desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude de Rondonópolis, deu sua largada neste sábado (29), na praça do bairro Jardim Europa, e pretende ser uma opção de entretenimento saudável e gratuito aos moradores nos diferentes bairros do município.
A secretária adjunta de Cultura e Juventude, Éryka dos Passos Hill, explica que o projeto “Toda Praça é Arte” compõe o programa “Rondonópolis é Show”, proposto pelo prefeito Cláudio Ferreira, com o objetivo levar a cultura até a sociedade. “Nossa intenção é sair dos muros das nossas unidades e levar para a praça cultura, diversão e arte para toda a família”, externou.
Éryka informa que o projeto, dessa forma, vai ser realizado todos os meses em alguma praça distribuída nas regiões de toda a cidade. “Então, todos os meses nós estaremos em alguma praça com atividades de cultura e, em parceria com a Secretaria Adjunta de Esportes, também com as ações recreativas”, reforçou a secretária, informando que são os próprios servidores das pastas envolvidas que auxiliam nas atividades.
A primeira edição do projeto, realizada no Jardim Europa, celebrou o Dia Internacional do Circo, com a apresentação do espetáculo circense Circo Du Cafundó, da Cia Du Cafundó. O público contou ainda com roda de capoeira com a Associação Rondonopolitana de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira (Aradac), apresentação de Siriri, oficinas pedagógicas diversas e de swing poi, mediação de leitura com a escritora Rosilene Viana e aulão de ritmos e forró.
A iniciativa é um alento para quem propaga ações culturais em Rondonópolis. A Aline Santos, da Cia Delmondes Dance, levou as crianças da Escola Municipal de Artes para fazerem uma apresentação de carimbó e siriri junto ao público do Toda Praça é Arte. “A gente precisa de mais iniciativas assim em vários bairros, pois tem alguns bairros de periferia que não têm esse acesso, de estar indo até um espaço para ter acesso à cultura. As minhas meninas mesmo ficam super felizes de estar nos bairros, de estar indo levar cultura”, analisou.
O público que compareceu na praça neste sábado também aprovou a iniciativa, apontando a carência de lazer e cultura na cidade. A professora Fernanda de Melo Cardoso levou as duas filhas para prestigiar a ação. “Achei muito importante porque faz falta esses momentos na sociedade, principalmente aqui no bairro da periferia. A gente sente vontade de ter esses eventos e, por isso, é muito importante. A gente vai curtir até o final. Eu acho que vai ser bastante divertido, elas estão preparadas pra se divertir”, afirmou.

A aposentada Vânia Sosa também achou muito interessante o propósito do evento. “A minha neta faz parte do projeto do Centro Cultural, que eu acho muito importante, e vai apresentar hoje aqui a dança. Eu acho muito importante esse tipo de evento, porque isso aí contribui com as nossas crianças para aprenderem, tendo práticas saudáveis e para a comunidade. Eu gosto muito de participar, é um momento de lazer e descontração”, disse.