“Devo dizer que a situação está mudando drasticamente… Há movimento ao longo de toda a linha de frente. Todos os dias”, declarou ele.
Analistas militares ocidentais e russos dizem que a Rússia está avançando no leste da Ucrânia no ritmo mais rápido desde 2022, tomando vilarejo após vilarejo e ameaçando cidades estrategicamente importantes, como Pokrovsk, um importante centro rodoviário e ferroviário.
“Nossos combatentes estão recuperando território por quilômetro quadrado todos os dias”, disse Putin.
Ele afirmou que a luta é complexa, por isso é “difícil e inútil adivinhar o que está por vir… (mas) estamos avançando, como você disse, para resolver nossas tarefas primárias, que delineamos no início da operação militar especial”.
“Todos estão lutando, literalmente de forma heroica. E estão lutando agora mesmo. Vamos desejar a todos eles… boa sorte, vitória e que voltem para casa”, disse.
Ao abordar a presença contínua das forças ucranianas na região russa de Kursk, Putin disse que as tropas de Kiev serão definitivamente forçadas a sair, mas se recusou a dizer exatamente quando isso aconteceria.