“Quero mais mulheres e negros no governo, mas é difícil”, diz Lula

Ocupante da Presidência soltou a máxima em entrevista ao UOL

Em entrevista ao UOL nesta quarta-feira (26), o ocupante da Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), soltou mais uma de suas pérolas de bizarrice. Ao comentar a questão da representatividade no governo federal, disse que tem dificuldade para incluir mais mulheres e negros em cargos de destaque.

“Esse é um problema crônico, que eu discuto todo dia com a [primeira-dama] Janja. Como a mulher não teve uma participação ativa durante muito tempo, fica mais difícil encontrar mulher para determinados cargos, e também fica mais difícil você encontrar negros para determinados cargos”, afirmou o presidente.

Lula, no entanto, diz que quer mudar a situação: “Eu quero mais mulheres no governo. Eu preciso de mais negros no governo. Eu preciso que o governo tenha a cara do Brasil”.

Atualmente, o governo de Lula conta com nove mulheres em ministérios, incluindo Nizia Trindade, Luciana Santos, Margareth Menezes, e Esther Dweck, entre outras. Entretanto, ele foi criticado pela esquerda por escolher homens em suas duas oportunidades de indicar novos ministros para o Supremo Tribunal Federal: Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Lula também enfrentou críticas após substituir três mulheres por homens em seu governo em 2023.

VEJA MAIS

Produtor de hits do BTS e do k-pop, El Capitxn é DJ em balada no Brasil

O produtor sul-coreano Jang Yi-jeong, conhecido como El Capitxn, vem ao Brasil para discotecar numa…

Lei Magnitsky: entenda a norma usada pelos EUA para punir estrangeiros

Secretário de Trump diz avaliar punir Alexandre de Moraes com base em lei dos EUAO…

Ranalli: Tornozeleira em Bolsonaro é ditadura do Judiciário

Repórter MT Ranalli criticou decisão que impôs uso de tornozeleira a Bolsonaro. Repórter MT Ranalli…