Revelado como Globo e Record escolherão jogos para a TV aberta

A edição de 2025 do Campeonato Brasileiro marcará um novo modelo de transmissão, trazendo uma divisão inédita entre as principais emissoras de TV aberta. Globo e Record, que possuem direitos sobre partidas da Liga Forte União (LFU), terão um sistema de rodízio para definir quais jogos exibirão a cada rodada.

Globo e Record dividirão o Brasileirão 2025 (Imagem: Reprodução – Globo – Record / Montagem – RD1)

Com a recente aquisição dos direitos da LFU pela Globo, a emissora terá a possibilidade de exibir partidas tanto na TV aberta quanto no Premiere e no GloboPlay.

Já a Record, que também garantiu jogos da LFU, seguirá com transmissões em rede nacional e uma exibição simultânea no PlayPlus e no R7, em parceria com o Desimpedidos.

O grande diferencial desse novo modelo é que a escolha das partidas será feita em rodízio entre as emissoras. Ou seja, a cada rodada, Globo, Record e demais plataformas terão a oportunidade de selecionar, em ordem alternada, qual jogo do time mandante da LFU desejam exibir com exclusividade, segundo o Meio & Mensagem.

Por exemplo, em uma rodada a Record pode ter a prioridade na escolha da transmissão, seguida pelo Prime Video e, por último, a Globo. Na rodada seguinte, essa ordem se altera, garantindo um equilíbrio na divisão dos confrontos mais atrativos ao longo da competição.

A fragmentação do Brasileirão 2025 envolvendo Globo e Record

A partir de 2025, a Lei do Mandante será plenamente aplicada, permitindo que clubes negociem seus direitos de transmissão de forma independente. Isso resultou na divisão dos times em duas ligas:

Libra: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Bahia e Vitória. Esses clubes fecharam um acordo exclusivo com a Globo, que desembolsou cerca de R$ 6 bilhões para os direitos pelos próximos quatro anos.

LFU: Corinthians, Vasco, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Internacional, Fortaleza, Ceará, Sport, Mirassol e Juventude. Os direitos de transmissão foram vendidos de forma fragmentada para Globo, Record, Prime Video e CazéTV (YouTube), em um modelo semelhante ao adotado no Campeonato Paulista.

Luiz Fábio Almeida

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Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]



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