Com crescimento de 3,8% em relação ao ano passado, Rondonópolis chega a U$ 2.592,78 bilhões exportados até outubro. Com esse montante, a cidade foi a segunda maior exportadora de Mato Grosso no período e a 17ª do Brasil. Os dados são do Ministério da Indústria e Comércio Exterior e foram divulgados esta semana.
As exportações locais entre janeiro e outubro representaram 11,9% do total exportado por Mato Grosso e 0,9% das exportações brasileiras. Somente no mês de outubro, as exportações da cidade somaram U$ 195 milhões, 1,9% abaixo do valor exportado em outubro do ano passado.
Por outro lado, as importações chegaram a U$ 733,8 milhões entre janeiro e outubro, valor 21,3% menor que do ano passado. O total das importações no ano, representaram 32,5% do volume importado por Mato Grosso e 0,3% do Brasil. Rondonópolis foi a cidade que mais importou no Estado e a 71ª do país no período.
Com as exportações atingindo U$ 2.592,78 bilhões e as importações U$ 733,8 milhões, Rondonópolis registrou superávit de U$ 1.858,98 neste ano.
Os dados do Ministério da Indústria e Comércio Exterior mostram ainda que, entre janeiro e outubro deste ano, a maior parte das exportações do Município tiveram a China como destino. Para o país asiático foram exportados U$ 826 milhões, o que representa 31,9% do total das exportações locais no período.
As tortas e outros resíduos da extração do óleo de soja foram os principais produtos exportados, alcançando U$ 1,15 bilhão e representando 44% do total das exportações locais. Entre os demais produtos com destaque estão a soja, representando 32% das exportações; o algodão (11%); o milho (6,5%); e, a carne bovina (4,3%).
Já as importações foram principalmente compostas por adubos, que representaram 87% do total importado entre janeiro e outubro, seguido dos inseticidas, que representaram 8,8%.
Sorriso à frente
Os números do comércio exterior apontam que neste ano, até o mês de outubro, Rondonópolis figura como a segunda cidade que mais exportou em Mato Grosso, atrás de Sorriso, que exportou no mesmo período U$ 2.601,22 bilhões.