Varejo segmentado tende a superar 10% de incremento nas vendas na comparação com 2023, mas lojistas em geral ainda apontam instabilidade econômica e “efeito Dia das Mães”.
O comércio varejista de Rondonópolis está mais “pé no chão” quando o assunto é incremento nas vendas neste Dia dos Namorados, celebrado no próximo dia 12. É o que aponta uma sondagem realizada na última semana pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com empresários de ramos variados. Fora dos chamados segmentados –cuja projeção ultrapassa a casa dos 10% de acréscimo na comparação com 2023-, no varejo ampliado o percentual fica na casa máxima dos 5%.
Moda, calçados e acessórios, eletroeletrônicos, artigos presenteáveis, cosméticos foram alguns dos segmentos ouvidos pela sondagem. Nestes, há lojistas preparados, inclusive, para números ainda mais baixos que os registrados em 2023. “A expectativa é de mercado mais aquecido, comparado aos outros meses do ano, mas, ainda assim, com vendas que não superam o ano passado”, projeta uma entrevistada.
Dos mais otimistas, “nós estamos buscando os 10%”, afirma outro lojista, do ramo de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. “Para nós a data não impacta muito, mas, mesmo assim, entramos no clima. Apostamos na decoração da loja, ações diferenciadas. Por isso, apostamos em uma procura maior dos consumidores por smartphones, notebooks, bicicletas, etc”, projeta.
Dos motivos para as projeções mais singelas, instabilidade política e econômica, além do “efeito Dia das Mães”, que puxou os números para percentuais abaixo do esperado em maio. “Nós ficamos bem abaixo, quase 20% a menos que a gente esperava e 10% a menos do que em 2023 em números reais”, argumenta um lojista. “Por isso nada de muito otimismo. Para nós aqui a projeção é de 5%, isso jogando alto”, completa.
Ainda sobre o Dia das Mães, quem manteve a projeção mais em baixa acertou. No segmento de moda, um lojista ouvido pela CDL destacou, ainda, a frente fria daquele mês como fator importante de incremento. “Fez o mês de maio ser bastante importante, deu motivo para o consumo. Faltam bons motivos para as pessoas consumirem, ainda mais em meio a essa instabilidade”, argumenta. “Agora para junho a expectativa tende a ser a mesma, quer dizer, se o clima esfriar aumenta o comércio.
Tradicionalmente, o Dia dos Namorados traz um ticket médio maior, com presentes de maior valor agregado, porque no geral os namorados querem impressionar, agradar. Outro fator importante é que, diferente do Dia das Mães, em junho ocorre a troca de presentes entre os casais, ou seja, o consumo é dobrado. Por tudo isso, apostamos em 5%, o que, em meio a atual circunstância, é algo bom”, finaliza.
Cuiabá
Estudo da CDL Cuiabá aponta que o empresariado está confiante com a possibilidade de incrementar o faturamento na última grande celebração do calendário varejista neste primeiro semestre. A projeção é de alta de 4,2% nas vendas em relação ao ano passado na capital do Estado.
Conforme a pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, perfumes e cosméticos serão os produtos mais demandados pelos clientes, com 33,5% da preferência. Em seguida, aparecem vestuários e acessórios (10,6%), cestas de café da manhã (8,7%) e bombons e chocolates (8,4%). Calçados e bolsas (6,8%), aparelhos smartphones (4,9%) e eletrônicos (2,7%) também estão na lista dos apaixonados.
Mato Grosso
Em todo o Estado, o Dia dos Namorados deve movimentar R$230 milhões no comércio em 2024, segundo pesquisa de intenção de consumo e comemorações, elaborada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT).
Em relação ao ano passado, o destaque é a procura pelos pequenos comerciantes quanto pela internet, que aumentaram cerca de 66% este ano e devem movimentar R$ 185 milhões nos pequenos negócios.
Segundo a pesquisa, o gasto médio dos casais mato-grossenses será de R$ 236 e cerca de 52% dos mato-grossenses pretendem gastar até R$ 300 nas compras dos presentes para o Dia dos Namorados. Gastar mais de R$ 500 está nos planos de 15% dos entrevistados e 20% querem gastar até R$ 100.
Entre os que vão comprar, as opções mais apontadas foram: perfumes e cosméticos (26%), roupas (15%), bolsas e calçados (13%), flores (13%) e acessórios (9%)
As lojas do shopping são a preferência dos entrevistados (52%) e a escolha pela qualidade vai ser essencial para a compra (62%).
Nacional
Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, estima que aproximadamente 12 milhões de brasileiros devem comprar os presentes em cima da hora, ou seja, nestes dias que antecedem a data.
De acordo com o levantamento, 50% dos consumidores pretendem comprar o(s) presente(s) na primeira semana de junho e 22% no mês de maio, enquanto 13% comprarão apenas nas vésperas do Dia dos Namorados. No total, a data deve levar 96 milhões de brasileiros às compras, com uma movimentação de R$ 23 bilhões no comércio.