• Home
  • Destaque
  • Rússia de Putin recebe Lula, Xi e ditadores para cerimônia do Dia da Vitória

Rússia de Putin recebe Lula, Xi e ditadores para cerimônia do Dia da Vitória

A Rússia comemora na sexta-feira (9) o 80º aniversário da vitória soviética e aliada sobre a Alemanha nazista, embora exista o receido de que a Ucrânia possa tentar perturbar uma das celebrações mais importantes calendário russo.

Vinte e nove líderes mundiais, incluindo o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o dirigente da China, Xi Jinping, devem comparecer, segundo informações do Kremlin.

“Apesar da atitude hostil em relação à Rússia por parte de vários países ocidentais, estamos realizando com muito sucesso um evento de grande escala”, disse Iuri Uchakov, principal assessor de política externa do governo de Vladimir Putin.

A lista de participantes esperados inclui os líderes das ex-repúblicas soviéticas da Armênia, Azerbaijão, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Também são esperados os líderes de Bósnia, Burkina Fasso, Congo, Cuba, Egito, Guiné Equatorial, Etiópia, Guiné-Bissau, Laos, Mongólia, Mianmar, Autoridade Palestina, Sérvia, Eslováquia, Venezuela, Vietnã e Zimbábue. Os líderes da Abcásia e da Ossétia do Sul, duas regiões rebeldes amplamente consideradas como parte da Geórgia, também são esperados.

Líderes ocidentais de importantes vencedores aliados na Segunda Guerra Mundial, como o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, não comparecerão, embora alguns veteranos americanos participem do desfile.

A emissora estatal russa Zvezda disse que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, poderia comparecer, mas o Kremlin afirmou não ter informações sobre seus planos.

A Ucrânia convidou altos líderes e funcionários da União Europeia para Kiev na mesma ocasião.

Como será a celebração

No desfile na praça Vermelha, em Moscou, soldados russos marcham ao som de canções da Segunda Guerra Mundial, respondem aos seus comandantes e conduzem equipamentos militares, como mísseis balísticos intercontinentais e tanques, passando pelo Mausoléu de Lênin.

Putin faz um discurso, geralmente cercado por veteranos. O ministro da Defesa da Rússia inspeciona os milhares de tropas que desfilam, enquanto caças, deixando rastros de fumaça nas cores branca, azul e vermelha da bandeira russa, sobrevoam o local.

Após três dias de grandes ataques de drones ucranianos em Moscou, há temores de que o desfile possa ser interrompido, embora o Kremlin tenha dito que os militares estão fazendo tudo o que podem para garantir a máxima segurança. A Rússia desenvolveu inúmeros “guarda-chuvas eletrônicos” sobre Moscou e instalações-chave, com camadas internas adicionais avançadas sobre edifícios estratégicos, e uma complexa rede de defesas aéreas para derrubar drones antes que cheguem ao Kremlin, no coração da capital.

O Kremlin classifica os ataques da Ucrânia de atos de terrorismo. A Ucrânia diz que está reagindo após três anos de ataques russos.

A segurança é extremamente rigorosa em Moscou. O Kremlin disse que haveria interrupção nos sinais de telefonia móvel, e até mesmo alguns clubes esportivos no centro reduziram o horário de funcionamento e alertaram os clientes de que haverá revistas.

Putin propôs um cessar-fogo de 72 horas que ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de maio. O Kremlin disse que respeitará o cessar-fogo, mas que responderá se a Ucrânia atacar.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, chamou a proposta de cessar-fogo de inútil e, em vez disso, sugeriu um cessar-fogo incondicional por pelo menos 30 dias, mantendo a proposta dos EUA lançada em março.

Dia da Vitória soviético

A União Soviética perdeu 27 milhões de pessoas na Segunda Guerra Mundial, incluindo muitos milhões na Ucrânia, mas empurrou as forças nazistas de volta a Berlim, onde Adolf Hitler cometeu suicídio e a Bandeira da Vitória soviética vermelha foi hasteada sobre o Reichstag em maio de 1945.

Para muitos russos —e para muitos outros povos da antiga União Soviética— o dia 9 de maio é a data mais sagrada do calendário, e Putin, irritado com o que ele diz serem tentativas do Ocidente de diminuir a vitória soviética, tem procurado usar as memórias da Segunda Guerra Mundial para unir a sociedade russa.

Historiadores do Partido Comunista Chinês dizem que as baixas da China na Guerra Sino-Japonesa de 1937-1945 foram de 35 milhões. A ocupação japonesa causou o deslocamento de até 100 milhões de chineses e significativas dificuldades econômicas, além do Massacre de Nanjing em 1937, durante o qual estima-se que entre 100 mil e 300 mil vítimas foram mortas.

A rendição incondicional da Alemanha nazista entrou em vigor às 23h01 do dia 8 de maio de 1945, marcado como “Dia da Vitória na Europa” por Grã-Bretanha, Estados Unidos e França. Em Moscou já era 9 de maio, que se tornou o “Dia da Vitória” da União Soviética no que os russos chamam de Grande Guerra Patriótica de 1941-1945.

Após a vitória, o líder soviético Josef Stálin decretou um feriado, e o primeiro desfile da vitória na praça Vermelha, apresentando insígnias alemãs capturadas, foi realizado em 24 de junho de 1945.

O dia 9 de maio foi um dia normal de trabalho de 1947 até 1965, quando o então líder soviético Leonid Brejnev ordenou um desfile do 20º aniversário na praça Vermelha, com veteranos e armamento histórico. Outros foram realizados em 1985, 1990 e 1995.

A ocasião para mostrar o moderno equipamento militar soviético eram os desfiles realizados na praça Vermelha em 7 de novembro de cada ano diante do Politburo do Partido Comunista reunido para marcar o aniversário da Revolução Bolchevique de Vladimir Lênin em 1917.

Desde 2008, o Dia da Vitória tornou-se uma ocasião não apenas para honrar os sacrifícios de uma geração anterior, que estão gravados na memória popular dos russos mais velhos, mas também para polir a imagem de uma Rússia pós-comunista restaurada à sua antiga grandeza.

VEJA MAIS

Irã anuncia fim da quarta rodada de negociações nucleares ‘difíceis’ com os EUA

Em 2015, o governo iraniano fechou um acordo com os americanos e outros países sobre…

Gustavo Mioto tem ataque de sinceridade e chama Luísa Sonza de algo inesperado

Gustavo Mioto surpreendeu ao revelar uma antiga desavença com Luísa Sonza durante sua participação no…

PM encontra caminhões furtados após golpe com ‘disfarce de negócio’ em Rondonópolis; veja vídeo

A Polícia Militar recuperou, neste sábado (10), no Parque industrial Vetorasso em Rondonópolis, três caminhões…

55bmw casino login register