Sanear Inicia projeto de modernização com foco em Gestão Ágil

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) deu início a um ambicioso projeto de modernização de sua gestão, incorporando ferramentas e técnicas de Gestão Ágil. Este projeto visa aprimorar o planejamento, a execução e a aferição dos resultados das ações desenvolvidas pela autarquia.

Com três objetivos principais, o projeto busca: preparar a atualização e sistematização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), criar e instituir um regulamento geral de atuação, e estabelecer regras de procedimentos para todos os setores do Sanear – Operacional, Técnico, Administrativo, Financeiro, Jurídico e Comunicação.

Diretores e representantes de diversos setores estão participando de um treinamento intensivo e vão conduzir o projeto sob a supervisão da consultora Dóris Garisto Lins. Com mais de 35 anos de experiência, Dóris já atuou como consultora do Governo Federal e em projetos semelhantes em municípios de Minas Gerais, Maranhão e São Paulo. Ela destaca que “a Gestão Ágil é utilizada nas maiores empresas do mundo, ajudando a reduzir falhas, melhorar a produtividade e permitir uma gestão capaz de se antecipar e reagir às mudanças com mais eficiência”.

Antonieta Garcete de Almeida, diretora administrativa-financeira do Sanear, afirmou que as mudanças serão definidas e implementadas ao longo de 12 meses. “Vamos identificar os gargalos e preparar a equipe para os novos procedimentos. Queremos atender o cidadão cada vez melhor, com rapidez e economia”, ressaltou.

As mudanças internas serão introduzidas por atos administrativos, enquanto as alterações no PMSB passarão por audiências públicas e serão encaminhadas à Câmara Municipal para análise e deliberação final.

Hermes Ávila, Diretor-Geral do Sanear, sublinhou a importância da iniciativa. “Esta é uma das mais importantes mudanças implementadas pela autarquia nos últimos anos. Precisamos estar sempre atentos à gestão, verificando o que há de melhor no país e no mundo e trazendo estas inovações para o Sanear”, afirmou. Ele também enfatizou a importância da participação dos colaboradores para consolidar o Sanear como principal agente no desenvolvimento do município.

O Sanear universalizou os serviços de água tratada, esgoto e coleta de resíduos e hoje é referência nacional em saneamento básico. A autarquia atua em todos os bairros da cidade e em várias comunidades rurais.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

VEJA MAIS

Assis pede investigação contra juiz que mandou soltar traficantes presos com 33 kg de maconha

Assessoria Assis destacou que os criminosos tinham sido presos em flagrante com 33 tabletes de…

Luiz Bacci passa perrengue e não consegue ser o salvador da pátria no SBT: audiência da TV

Contratado com pompa pelo SBT e com a missão de alavancar a audiência da emissora…

Segue a busca por desaparecidos em naufrágio na República Dominicana

Equipes de resgate da República Dominicana mantinham, neste domingo (13), a esperança de encontrar mais…