A Santa Casa de Rondonópolis enviou seus representantes ao primeiro Global Model WHO presencial, iniciado no dia (29/10) na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, Suíça. O evento, organizado em parceria pela OMS e a Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA), proporciona uma simulação autêntica da Assembleia Mundial da Saúde, reunindo jovens estudantes do ensino médio e universitários de diversas áreas acadêmicas.
Participando como delegados da OMS, os representantes da Santa Casa de Rondonópolis incluem Bianca Talita Franco, Diretora Executiva e Conselheira da Associação Brasileira dos Hospitais do Câncer, Jacques Polet, Presidente da Santa Casa, e Ximena Campos, da We Are ESG, empresa parceira da instituição. Durante a conferência, o grupo representará os interesses de seis nações: Brasil, Canadá, Mongólia, Coreia do Sul, Filipinas e Moçambique. A expectativa é que propostas discutidas ao longo da semana possam ser integradas pela OMS como soluções globais para a saúde.
Frente às dificuldades de financiamento e aos constantes desafios, a Santa Casa de Rondonópolis destacou o esforço para viabilizar a presença no evento por meio de arrecadações e doações. Em nota, a instituição ressaltou o compromisso com a saúde, apesar dos entraves. ‘‘A Santa Casa de Rondonópolis se preocupa com o futuro da saúde. A participação no evento da OMS só foi possível, em meio a tantas dificuldades de recebimento, através de arrecadação, rifas e outros meios de doação.’’