• Home
  • Destaque
  • Secretaria de Saúde monitora casos de Mpox em MT

Secretaria de Saúde monitora casos de Mpox em MT

VANESSA MORENO

DO REPORTÉR MT

Mato Grosso teve 147 casos confirmados de Mpox entre 2022 e 2024. Dos mais recentes, registrados em 2024, 17 são moradores de Cuiabá, um de Várzea Grande, um de Juína e um de Lucas do Rio Verde. Apenas uma pessoa, moradora de Campo Verde, morreu da doença, em 2022.

Ainda não há nenhum caso confirmado em 2025. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o maior número de pessoas com Mpox foi registrado em 2022, com 123 casos. Em 2023 foram apenas 4 casos e em 2024 foram 20.

A Mpox é uma doença viral transmitida de pessoa para pessoa, através de contatos como beijo, abraço ou relação sexual, secreções infectadas das vias respiratórias, feridas e compartilhamento de objetos contaminados com fluídos.

Os principais sintomas da doença são: o surgimento de lesões cutâneas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em partes do corpo, aumento dos gânglios linfáticos no pescoço, axila e virilhas, febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e dores musculares.

Já o diagnóstico da Mpox é feito por meio da metodologia de RT-qPCR (Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa e Quantificação), ou seja, é feito um teste molecular ou sequenciamento genético em laboratório. A SES orienta que, aos primeiros sinais e sintomas, é preciso buscar atendimento médico com urgência.

O tratamento contra a doença é focado em cuidados com a erupção cutânea, controle da dor e prevenção de complicações. Ainda não há medicamentos aprovados especificamente para o tratamento da Mpox. Diante disso, as autoridades de saúde podem recomendar terapias baseadas na análise do benefício-risco, considerando o contexto e a gravidade do quadro clínico.



VEJA MAIS

Escola onde menino autista foi amarrado já havia sido denunciada em 2023

Dona e diretora de escola sabia de maus-tratos às crianças, aponta investigação. Em um áudio…

Mauro aposta em mercado asiático como alternativa para exportar carne bovina de MT

Christiano Antonucci Uma das apostas de Mauro é direcionar as exportações para o mercado asiático.…

Um ano após atentado a Trump, relatório do Senado critica falhas do Serviço Secreto

Relatório culpa agentes por falhas de segurança no comício em que Trump foi baleado na…