• Home
  • Destaque
  • Sefaz intensifica combate à sonegação fiscal em MT

Sefaz intensifica combate à sonegação fiscal em MT

DO REPÓRTERMT

O Governo de Mato Grosso implementou novas diretrizes para reforçar o combate à sonegação de impostos e à lavagem de dinheiro. A medida, publicada por meio da Portaria nº 204/2024, estabelece procedimentos para os fiscais de tributos da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) diante de casos de possíveis crimes tributários.

A portaria orienta a atuação dos fiscais em situações que envolvam o não pagamento de tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD). Quando identificadas irregularidades, os fiscais devem preparar relatórios detalhados – chamados de “representação fiscal para fins penais” –, contendo provas e informações que serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MPE). O objetivo é assegurar que os responsáveis sejam investigados e levados à Justiça.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo o superintendente de fiscalização da Sefaz, José Carlos Bezerra Lima, a nova medida representa um avanço significativo no enfrentamento à sonegação fiscal. “A representação fiscal para fins penais é um poderoso instrumento no combate à sonegação, ajudando a garantir justiça e fortalecer a arrecadação estadual”, ressaltou.

Com a nova regulamentação, a Secretaria criou uma equipe especializada para acompanhar os casos e colaborar em todas as etapas do processo, garantindo a eficácia das investigações e a recuperação de recursos.

O coordenador da área de conformidade e representação fiscal, Cezarino Martins da Hora, enfatizou a importância da iniciativa para a sociedade. 

Esse trabalho faz com que mais pessoas e empresas cumpram suas obrigações fiscais, o que beneficia toda a população. Além disso, contribui para a recuperação de receitas ao Estado, reforçando a justiça fiscal e incentivando o cumprimento voluntário das obrigações tributárias“.



VEJA MAIS

Carla Zambelli critica condenação pelo STF e diz que não sobreviveria na cadeia

Nino Cirenza/Ato Press/Folhapress A deputada Carla Zambelli (PL-SP) dá entrevista após ser condenada a 10…

Ataques em Gaza deixam 20 mortos; número de vítimas em 3 dias passa de 200

3 de 3 As enfermarias ambulatoriais e laboratoriais do hospital Al-Ahli Arab Baptist são vistas após…

João Emanuel tenta anular condenação por desviar R$ 1,6 milhão da Câmara de Cuiabá e TJ nega

Reprodução Instagram João Emanuel foi condenado no âmbito da Operação Aprendiz. Reprodução Instagram João Emanuel…

jili free 100 php