Corpo de Bombeiros Militar desenvolve ações de conscientização com visitas orientativas a comerciantes e disponibiliza QR Code para auxiliar no processo de regularização das edificações.
O 3º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado no município de Rondonópolis segue, até o final de setembro, promovendo a campanha Edificação Segura, que visa orientar e incentivar comerciantes e lojistas a se regularizarem quanto às normativas de segurança contra incêndio e pânico, em prol da segurança de trabalhadores e consumidores. A campanha foi iniciada em julho e disponibiliza, ainda, um canal exclusivo para a regularização e de forma simplificada.
A CDL de Rondonópolis é parceira desta iniciativa. Por meio da leitura de um QR Code oficial disponibilizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, os comerciantes são orientados por meio de um “passo a passo” para iniciar sua regularização de uma forma bem simples. Edificações de até 750 m² que não realizem atividades de risco, e que se enquadrem nos requisitos estabelecidos, podem obter, com baixo custo, seu certificado de segurança contra incêndio e pânico totalmente online e válido por um ano.
Até o final da campanha, equipes do 3º Batalhão de Bombeiros Militar farão visitas orientativas aos comerciantes nos bairros e região central. “Nosso objetivo é orientar sobre as etapas do processo de regularização junto ao Corpo de Bombeiros, e conscientizar sobre a importância de uma edificação segura. Levar à população a informação de que é possível estar em conformidade com as normas de segurança de uma maneira bem menos complexa do que se imagina”, explica o Capitão Álvaro, Comandante Adjunto do 3º Batalhão de Bombeiros Militar. “Infelizmente temos ainda muitas edificações sem segurança”, completa.
O militar ressalta, ainda, que o trabalho preventivo faz a diferença em situações de emergência. “É o que, no fim, salva vidas e patrimônios. Por mais rápida que seja ação do Corpo de Bombeiros Militar, atuar no princípio de incêndio é primordial para evitar sua propagação. Por isso, estabelecimentos que dispõem de preventivos adequados, como os extintores, têm maiores chances de evitar uma tragédia”, conclui.
O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.