A Sell Agro acaba de instalar em Rondonópolis, espaço que será dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções ainda mais assertivas para a classe agrícola. Em 2023 a companhia alcançou a marca de produção e comercialização de mais de um milhão de litros de adjuvantes
Nos últimos anos o agronegócio tem vivenciado um salto tecnológico com o desenvolvimento e lançamento de soluções e ferramentas que ajudam no dia a dia e potencializam a produção e os negócios. Para acompanhar todo esse crescimento, a Sell Agro acaba de inaugurar um laboratório referência em tecnologia de aplicação, na cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso.
O novo espaço contará com o Sympatec, um equipamento importado da Suíça, (o sexto no Brasil) que possui uma tecnologia inovadora de difração a laser. O intuito da novidade, segundo Leandro Viegas, CEO da empresa, é poder avaliar o efeito dos adjuvantes agrícolas e dos diferentes tipos de bicos sobre o tamanho e a distribuição das gotas produzidas pela aplicação de caldas de pulverização utilizadas nas principais culturas do País. “Essa análise precisa que o equipamento vai proporcionar é fundamental para garantir a eficácia na aplicação dos defensivos e nutrientes e minimizar o impacto ambiental, como a deriva, que acontece quando as gotas são desviadas para áreas não-alvo”, explica.
Além disso, os dados que serão apurados e os gráficos gerados pelo principal equipamento no novo laboratório ajudam a otimizar as configurações e as formulações das caldas. Dessa maneira melhoram a cobertura foliar, a aderência nas folhas e a penetração na camada cerosa das plantas. “Assim contribuímos para maior produtividade e menor perda da aplicação e claro, consequentemente levamos à uma produção agrícola mais eficiente e sustentável”, pontua o executivo.
A máquina adquirida pela Sell Agro, conforme explica o químico responsável por P&D da empresa, Marcelo Hilário, é um balizador de tamanho de gotas, que mede com alta precisão, 0,5 micrón (μm), uma unidade da grandeza física de comprimento. “Isso é importante para conseguirmos também ajustar nossos adjuvantes com as caldas que apresentam problemas no campo e dizer ao produtor quais são as quantidades exatas para ele não ter deriva”, completa.
Crescimento sólido
O novo laboratório complementa as atividades das linhas de pesquisa e desenvolvimento da companhia, aumentando a capacidade e assertividade no oferecimento de produtos e soluções em tecnologia de aplicação. Este ano, o executivo da Sell Agro, adianta que será de crescimento robusto, impulsionado por inovações que atendem às necessidades no campo. “Em 17 anos de atuação sempre crescemos anualmente de forma segura, sem comprometer o fluxo de caixa, vegetativamente, um crescimento natural e saudável”, pontua Viegas.
Em 2023, a empresa alcançou um marco histórico com a produção e comercialização de mais de um milhão de litros de adjuvantes. Este volume corresponde a uma vasta área de aplicação. “Destaco a ausência de incidentes, graças ao nosso rigoroso controle de qualidade, desde a recepção das matérias-primas até a entrega final nos pulverizadores agrícolas. Este compromisso sublinha a dedicação da Sell Agro em garantir a excelência em toda a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro”, ressalta o CEO.
Os próximos meses, segundo o executivo, devem ser desafios ainda mais intensos, e nesse sentido cada decisão impacta diretamente nos resultados do campo. “A Sell Agro se posiciona como parceira estratégica do produtor rural, garantindo precisão e eficácia na tecnologia de aplicação para maximizar o sucesso das suas lavouras”, finaliza.
Sell Agro – Fundada em 2007, a Sell Agro atua na produção de adjuvantes agrícolas, com sede em Rondonópolis-MT, e estrutura moderna com amplo laboratório de pesquisa e equipe altamente qualificada, composta por engenheiros químicos e agrônomos. As soluções da empresa têm foco na geração de economia e, ainda, em potencializar os resultados das lavouras. Mais informações acesse: https://sellagro.com.br/.
Fotos: