Sensação térmica pode chegar a 70ºC nos próximos dias; entenda

Uma onda de calor prevista para ocorrer entre 12 e 21 de fevereiro deve afetar principalmente o Sudeste e o Sul, mas também o Centro-Oeste e Nordeste brasileiro.

As altas temperaturas podem produzir sensações térmicas que atinjam até 70 °C durante esse período. A projeção está baseada em uma tabela utilizada pelo Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).

A intensa onda de calor que atinge essas regiões revela temperaturas que, no cenário atual, ultrapassam aquelas registradas pelos termômetros. Em 2024, por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro chegou a registrar sensação térmica de 62,3 °C no dia 17 de março.

Sensação térmica

Para informar a sensação térmica, é preciso considerar a temperatura em graus celsius (à esquerda da tabela) e a umidade relativa do ar (na parte superior da tabela em porcentagem). Com base na junção dessas informações obtemos a sensação térmica.

Em uma cidade onde os termômetros batem 38 °C e a umidade do ar é de 60%, por exemplo, a sensação térmica sentida pode ser de 55 °C. Outra cidade, com previsão de 41 °C e umidade de 40%, a sensação pode ser de 53 °C.

Ou seja, a sensação térmica não está ligada somente a temperatura em graus celsius, mas a junção com a umidade do ar no local no mesmo horário. Quanto maior a umidade do ar e a temperatura, mais quente a sensação térmica.

Veja abaixo a tabela de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP):

Tabela de cálculo da sensação térmica: acima, indicação de medida da umidade relativa do ar; ao lado esquerdo, indicação da medida de temperatura em graus celsius • Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP)

Acima dos 50 °C

Em Porto Alegre, a previsão da Climatempo indica que a máxima, nesta terça-feira (11), pode alcançar 39 °C, com picos de umidade do ar chegando a 95%. Segundo a tabela acima, a capital gaúcha pode registrar sensação térmica de 70 °C.

Em São Paulo, a expectativa de recordes de calor na quarta (12) e quinta-feira (13), com previsão para máximas entre 34 °C e 35 °C, indicam a possibilidade de sensação térmica acima dos 50 °C. Isso ocorre porque, com a expectativa de que a umidade do ar esteja em 85% em algum período desses dias, a sensação térmica pode chegar a 56 °C.

No Rio de Janeiro, a expectativa também é de altas temperaturas na quarta e quinta-feira, podendo chegar a 39 °C. Para essa quarta-feira (12), a expectativa de umidade do ar pode chegar a 88%. Em caso de combinação entre os fatores, a população carioca pode encarar sensação térmica de 66 °C.

VEJA MAIS

Ministérios projetam implementação das novas leis de transição energética

Ministérios apresentaram à Câmara dos Deputados nesta terça (11) os desafios de regulamentação das novas…

O Vaca foi pro brejo e arrastou junto mais uma esperança da direita

Algo me diz que Pedro Vaca, relator da OEA que está no Brasil para ver…

Show de Shakira no Rio de Janeiro exalta mulheres e superação

Numa entrevista que fiz com Alcione há alguns anos, ela arriscou uma explicação, igualmente sábia…