Sicredi: Tudo o que você precisa saber antes de financiar um carro

Cinco fatores devem ser avaliados para a decisão

Fatores como a melhoria da renda e a estabilidade econômica têm impulsionado os financiamentos de veículos novos e usados no país, que tiveram alta de 19,9% em setembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2023. O que para muitos é a realização de um sonho, no entanto, possui várias etapas e alguns itens essenciais devem ser analisados no momento da tomada de decisão final.

Confira cinco fatores que devem ser avaliados antes do financiamento de automóveis.

1- Requisitos
Além de apresentar a documentação básica (RG, CPF e comprovante de residência), os interessados em financiar um veículo precisam cumprir alguns requisitos como não ter pendências em seu CPF, ter entre 18 e 70 anos, comprovar a renda (com contracheques ou extratos bancários) e ter um bom indicador financeiro.

2- Organizar o orçamento
Pode parecer simples, mas quando se fala em financiamento é preciso estar com as finanças em dia já que o orçamento será afetado por, pelo menos, 12 meses, podendo chegar a cinco anos. É preciso também se preparar para pagar as parcelas mesmo com imprevistos financeiros e situações que exigem maior gasto como o começo de ano quando são pagos impostos, matrícula em escola e material escolar, por exemplo. A recomendação dos especialistas é de que a parcela não seja maior do que 30% da renda total. Por exemplo, se já existe um empréstimo que compromete 10% da renda, restam apenas 20% para o valor da parcela do financiamento.

3- Pensar nos gastos extras na compra do carro
Além do valor do veículo em si, o comprador também precisa ter um dinheiro extra para pagar outros itens como o emplacamento – no caso de novos -, seguro, vistoria no Detran e transferência de documentos – para os usados. Esse valor pode ser pedido dentro do financiamento e entra nas parcelas mensais para que o cliente não aperte tanto o orçamento.

4- Pesquisar as taxas mais vantajosas
Na hora de financiar um carro, é preciso pesquisar bastante antes de escolher a instituição para fechar contrato. Isso porque as taxas de juros variam muito e uma escolha errada pode trazer uma diferença significativa no valor das parcelas. Entre os custos que não são vistos em uma primeira avaliação está a taxa de abertura de crédito (TAC), que muitas empresas cobram para a realização de um financiamento ou empréstimo.

5- Escolher instituições confiáveis
Além de pesquisar as taxas de juros, é importante escolher uma instituição que seja séria e tenha confiabilidade no mercado. Isso porque existem várias empresas oferecendo esse tipo de serviço, porém, elas podem ser golpes ou trazer “pegadinhas” escondidas no contrato, como cobranças extras durante o período de pagamento.

Para facilitar o acesso ao carro próprio, a cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará realiza entre 1º e 29 de novembro o Feirão Sicredi com condições especiais de financiamento. Para ter acesso a essas facilidades de crédito basta procurar uma das agências com a documentação necessária.O atendimento também pode ser realizado pelo WhatsApp (51) 3358-4770.

Além de carros e motos, é possível financiar outros itens como placas para energia solar, equipamentos para comércio como freezer, gerador de energia, computadores, máquinas de costura, assim como máquinas para o agronegócio.

Em Mato Grosso as condições especiais de financiamento serão oferecidas nas agências Sicredi em Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Guiratinga, Itiquira, Ouro Branco (distrito de Itiquira), Pedra Preta, Rondonópolis e Tesouro.



VEJA MAIS

Técnica de enfermagem é presa por entregar para terceiros medicamentos que causam dependência

Uma técnica de enfermagem foi presa pela Polícia Civil durante ação da Delegacia Especializada de…

Quando Luciano Huck retoma o Familhão? Apresentador quer atingir grande marca!

O Familhão de Luciano Huck está no fim da sua primeira temporada completa no ar…

PRF apreende 217 cigarros eletrônicos em Rondonópolis – MT

Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou…