• Home
  • Destaque
  • Sirene vai tocar na Paulista para relembrar tragédia de Brumadinho

Sirene vai tocar na Paulista para relembrar tragédia de Brumadinho

No próximo domingo (26), um dia depois do aniversário de seis anos do rompimento da barragem de Brumadinho (MG), uma sirene vai tocar na avenida Paulista, em São Paulo, para relembrar a tragédia que matou 272 pessoas em 2019.

Chamada de Ato por Memória e Justiça, a ação é promovida pelo Instituto Camila e Luiz Taliberti. A sirene será acionada às 12h28, horário exato do deslizamento. Segundo a entidade, é uma forma de ressignificar o que ocorreu no dia, quando o sistema sonoro de alerta não funcionou.

“Nossa missão é transformar a dor em ações que preservem a memória das vítimas e previnam novas tragédias. Queremos garantir que os atingidos sejam ouvidos e que a sociedade nunca esqueça do que aconteceu em Brumadinho”, diz a presidente do instituto, Helena Taliberti.

Ela perdeu dois filhos, Camila e Luiz, além da nora Fernanda, que estava grávida, em Brumadinho.

O evento será realizado na avenida Paulista com a rua Pamplona. Outras ações também estão programadas, como plantio de mudas e pinturas com tintas de argila em um mural coletivo e a intervenção “Estampe-se”, que contará com a impressão de panos de prato com a frase “Tentaram nos enterrar, não sabiam que éramos sementes”.

Na data, também serão colhidas assinaturas para o manifesto “Basta de Impunidade: Justiça por Brumadinho”, que pressiona para que os processos judiciais relacionados à tragédia tramitem com mais celeridade.

Outras ações estão programadas para sábado (25) em Brumadinho e outras cidades mineiras.

PIPOCA

Os sócios e diretores do Espaço Petrobras de Cinema, Adhemar Oliveira e Patrícia Durães, receberam convidados no coquetel de reinauguração do local na rua Augusta, em São Paulo, na terça (21). As atrizes Giulia Gam e Odara Carvalho, o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Totó Parente, e a diretora de assuntos corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, marcaram presença no evento. A presidente da Spcine, Lyara Oliveira, e a diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Renata de Almeida, também compareceram.

com IVAN FINOTTI (Interino), KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH

VEJA MAIS

Delegado: Empresário premeditou assassinato de ex-jogador de vôlei

Montagem/RepórterMT Delegado Rogério Gomes Rocha está conduzindo as investigações sobre o assassinato. Montagem/RepórterMT Delegado Rogério…

Iraniana vencedora do Nobel da Paz diz ter sido alvo de ameaças de morte pelo governo do próprio país

“As ameaças transmitidas a Mohammadi deixam claro que a segurança dela está em perigo, a…

Corpo é encontrado com marcas de tiro na cabeça em região de mata

Felipe Pavão/Power Mix O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para exames…