• Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Sob governo Lula, Amazônia tem pior temporada de queimadas em 17 anos; fumaça afeta MT e outros 9 estados

Sob governo Lula, Amazônia tem pior temporada de queimadas em 17 anos; fumaça afeta MT e outros 9 estados

Céu do Brasil encoberto: Amazônia em chamas, seca brutal e corredor de fumaça ameaçam população

A Amazônia está em chamas, e o céu do Brasil reflete o caos que se espalha pela floresta. Desde janeiro, 59 mil focos de fogo devastaram a maior floresta tropical do mundo, marcando o maior número de incêndios desde 2008. A situação pode se agravar ainda mais, pois os dados são atualizados mensalmente e agosto ainda não terminou.

Essa catástrofe ambiental está causando uma densa camada de fumaça que não se limita apenas à região amazônica. Além das queimadas na floresta, o Pantanal, Rondônia – com a recente queimada no Parque Guajará-Mirim – e até mesmo a Bolívia contribuem para a formação de um verdadeiro “corredor de fumaça” que já cobre várias partes do Brasil.

A situação piora em meio a uma das secas mais severas dos últimos tempos, que castiga mais de mil cidades brasileiras. A fumaça já foi detectada em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Rondônia, oeste do Paraná, parte de Minas Gerais, trechos de São Paulo e Amazonas.

E o cenário tende a se agravar. A previsão indica que, a partir desta quarta-feira (21), o volume de fumaça deve piorar com a chegada de ventos frios que trazem a frente fria do fim de semana, aumentando ainda mais o impacto desse desastre ambiental sobre a população.

VEJA MAIS

A Importância de Manter a Documentação em Dia e a Segurança no Trânsito

Na data de ontem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação Cavalo de Aço,…

Gravíssimo acidente deixa 4 pessoas mortas na BR-364; veja vídeo

Um grave acidente entre um carro e uma carreta deixou 4 pessoas mortas, no km-504…

A Fazenda 2024 atropela o SBT e crava recorde com formação de roça inédita

A formação da Roça de A Fazenda 2024 exibida na noite da última terça-feira (21)…