Sob Lula, café fica 80,2% mais caro e lidera inflação nos últimos 12 meses

O café moído foi o item que mais subiu de preço no Brasil nos últimos 12 meses até abril, segundo o IBGE. O aumento foi de 80,2%, e os dados foram divulgados na última sexta-feira (9), com base no IPCA, índice oficial da inflação.

Essa foi a maior alta do café desde a criação do real, em 1994. O recorde anterior, de 85,5%, inclui um período antes da nova moeda circular. A explicação para alta seria os estoques baixos e problemas com o clima.

Entre as cidades pesquisadas, Porto Alegre foi a campeã da alta, com 99,4%. Goiânia veio logo atrás, com 97%. Em São Paulo, o aumento foi menor, mas ainda forte: 65,34%.

Só em abril, o café moído ficou 4,48% mais caro. Em março, já havia subido 8,14%. Por isso, o produto continua pesando no bolso de quem faz compras.

Além de estar mais caro, o café foi o maior responsável pela alta no grupo de alimentação e bebidas. Esse grupo tem o maior peso no cálculo da inflação.

VEJA MAIS

Delegado: Empresário premeditou assassinato de ex-jogador de vôlei

Montagem/RepórterMT Delegado Rogério Gomes Rocha está conduzindo as investigações sobre o assassinato. Montagem/RepórterMT Delegado Rogério…

Iraniana vencedora do Nobel da Paz diz ter sido alvo de ameaças de morte pelo governo do próprio país

“As ameaças transmitidas a Mohammadi deixam claro que a segurança dela está em perigo, a…

Corpo é encontrado com marcas de tiro na cabeça em região de mata

Felipe Pavão/Power Mix O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para exames…