• Home
  • Entretenimento
  • Tecnologia em alta: as inovações que estão revolucionando o mercado das TVs

Tecnologia em alta: as inovações que estão revolucionando o mercado das TVs

TVs Ana Maria Braga
TVs cheias de tecnologia viram as sensações do momento e crescem no mercado (Imagem: Reprodução – Globo e Freepik / Montagem – RD1)

Assim como os celulares, o mercado de TVs também segue cada vez mais avançado e surpreendendo os consumidores. Novas tecnologias estão sempre surgindo e isso costuma a causar dúvidas no público que não está por dentro de algumas dessas novidades. 

Com telas maiores e uma riqueza impressionante na qualidade de imagem, atualmente os modelos mais comuns disponíveis para o público possuem tecnologia 4K e 8K. Porém, as telas estão avançando de uma maneira impressionante. 

Parte dos aparelhos também contam com sistemas sofisticados, ainda mais agora com o avanço da inteligência artificial. Nos últimos meses, os valores também ficaram competitivos e todo mundo quer ter a melhor experiência de entretenimento em casa. 

Confira as mais recentes tecnologias para as telas das TVs:

  • LED: A tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz) é a mais comum e acessível. As TVs LED utilizam LEDs para iluminar a tela e oferecem boa qualidade de imagem, baixo consumo de energia e são mais leves que as antigas TVs de tubo.
  • QLED: O QLED (Quantum Dot LED) é uma evolução do LED, utilizando pontos quânticos para produzir cores mais vibrantes e precisas, além de oferecer um melhor contraste.
  • OLED: A OLED (Organic Light-Emitting Diode) é considerada uma das melhores tecnologias disponíveis. Cada pixel da tela OLED emite sua própria luz, resultando em cores mais puras, pretos mais profundos e ângulos de visão mais amplos.
  • Mini-LED: Uma tecnologia intermediária entre LED e OLED, utilizando mini LEDs para controlar a iluminação local com mais precisão, oferecendo um contraste superior e melhor desempenho em ambientes com muita luz.

Existem outras tecnologias importantes na hora de escolher uma TV?:

A escolha de uma nova TV é sempre muito complicada atualmente por conta do enorme avanço tecnológico. Por isso, é importante escolher bem cinco pontos importantes que listamos abaixo:

  1. Resolução: A resolução da tela indica o número de pixels que a compõem. As resoluções disponíveis com fácil acesso são Full HD (1920×1080), 4K (3840×2160) e 8K (7680×4320).
  2. HDR (High Dynamic Range): Uma tecnologia que nem todo mundo entende ainda, mas ela permite que a TV reproduza uma gama mais ampla de cores e brilho, proporcionando imagens mais realistas e com maior profundidade.
  3. Smart TV: As Smart TVs possuem sistemas operacionais que permitem acessar a internet, aplicativos de streaming, navegar na web e muito mais. Por isso, é sempre bom focar nas que possuem ótimos sistemas, como a Google TV, Android TV, Tizen e outros. 
  4. Taxa de atualização: A taxa de atualização, medida em Hertz (Hz), indica quantas vezes a imagem é atualizada por segundo. As de 120Hz proporcionam imagens mais fluidas, especialmente em conteúdos com muito movimento. Porém, geralmente os modelos de 60Hz são bem mais baratos. 
  5. Dolby Vision e HDR10+: São padrões de HDR que oferecem uma experiência de visualização mais imersiva, com cores mais precisas e maior brilho. Geralmente, os dois costumam trazer uma sensação impactante para o usuário.  

O post Tecnologia em alta: as inovações que estão revolucionando o mercado das TVs apareceu primeiro em RD1.

VEJA MAIS

Investigada em três operações contra crime organizado e tráfico é presa pela Polícia Civil no sul de MT

A equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis prendeu, nesta segunda-feira (25.11),…

Governador lança pacote de medidas integradas para combate ao crime organizado em MT

O governador Mauro Mendes lançou, nesta segunda-feira (25.11), o “Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado”…

Polícia Civil prende em Cáceres homem que manteve vítima por três dias em cárcere privado

Policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cáceres cumpriram, nesta segunda-feira (25.11), mandados…