Trabalhadores da Coder podem cruzar os braços na próxima sexta-feira

Os trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) poderão cruzar os braços, na próxima sexta-feira (27). A possível paralisação está respaldada no Diário Oficial Nº 5204 onde versa o estado de greve com início no dia 27 de maio de 2022.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (SISPMUR), a paralisação das atividades será efetivada caso a direção da Coder não resolva uma série de pendências que envolvem direitos trabalhistas dos servidores. As principais reivindicações incluem o pagamento de encargos trabalhistas em atraso, férias vencidas e não pagas, e o atraso no vale-alimentação, que afeta diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores.

Além disso, o Sindicato aponta a apropriação indébita dos consignados com a cooperativa Sicred e o Banco do Brasil, que tem causado prejuízos financeiros a 30 funcionários. A situação de apropriação indébita dos repasses do Serv Saúde também está na pauta.

Outro ponto crítico levantado pelo SISPMUR é a falta de transparência na convocatória da assembleia geral da diretoria da Coder, marcada para o dia 27 de dezembro, às 8h30. “A convocação não especifica as pautas que serão tratadas e ignora princípios de isonomia e impessoalidade que devem reger a administração pública. Isso representa um desrespeito aos trabalhadores e à legislação vigente”, explica Geane Lina Teles, presidente do Sispmur.

Geane ainda fez um apelo para que a direção da Coder resolva as pendências de forma urgente, evitando que a paralisação seja realmente concretizada. “Nos estivemos reunidos com os trabalhadores da Coder e parte da diretoria no início da manhã de segunda-feira (23). Ali no meio de centenas de pais e mães de família eles falaram que essas pendências seriam sanadas. Espero que dessa vez elas cumpram o que acordaram. Está registrado com fotos e vídeo. Se não honrarem que prometeram a Coder para e a diretoria vai responder em todas as esferas por esse descaso”, garante.



VEJA MAIS

Um puxão de orelha de Natal

Natal é tempo de esperança. O leitor está à toa, fazendo uma pequena pausa nos…

Venezuela supera 900 solturas de presos após crise eleitoral antes do Natal

Um total de 956 das mais de 2.400 pessoas detidas durante os protestos contra a…

Procon-MT orienta consumidores sobre as compras de alimentos para as ceias de final de ano

A compra dos alimentos para as ceias de Natal e de Ano Novo pode pesar…