O saldo da reunião para definir a convenção coletiva entre o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Terrestre de Rondonópolis e Região (STTRR) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Rondonópolis e Região (SETCARR) terminou de forma positiva, com um acordo firmado entre os representantes da categoria e o sindicato patronal.
O presidente do STTRR, Afonso Aragão, explicou que o acordo , que teve aval inicial dos sindicatos, prevê o repasse de 3,23% como reposição da inflação via Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Além disso, houve um acordo para repassar mais 1,77% como ganho real, totalizando um aumento geral de 5%.
“O acordo ficou dentro do esperado e nos procuramos diminuir ao máximo os prazos para que esse reajuste entre o mais rápido possível para os nossos trabnalhadores”, resumiu o presidente do STTRR.
Ele ainda destacou que a medida aprovada prevê a contratação de um plano de saúde, que pode ser facultativo. “A empresa pode contratar um plano pago em separado ou, se preferir, oferecer benefício mais vantajoso que o índice” disse.
A previsão do STTRR agora é o registro da ata da reunião no sistema mediador e alterar as cláusulas da convenção anterior .
A discussão começou há meses, quando ocorreram reuniões nas quais foram apresentadas sugestões dos trabalhadores, que foram encaminhadas à classe patronal.
Vale ressaltar que em todas as negociações sob o comando da nova gestão houve ganho real para os trabalhadores.