Durante a operação “Noctâmbulo II”, a Direção da Penitenciária Major PM Eldo de Sá Correia, conhecida como “Mata Grande”, em Rondonópolis, em conjunto com os Policiais Penais dos Plantões Alpha e Delta, interceptou uma tentativa de envio de diversos materiais ilícitos para dentro da unidade prisional. A ação ocorreu entre a noite de quinta-feira (22) e a madrugada de sexta-feira (23.08), quando a guarnição cercou três homens que operavam drones carregados com drogas, eletrônicos e outros itens ilegais.
Conforme informações, a operação teve início ao anoitecer, com os policiais se posicionando estrategicamente ao redor do perímetro externo da penitenciária, enquanto outra equipe avançava pela mata para rastrear os pontos de decolagem dos drones. Após horas de monitoramento, os criminosos começaram a operar os aparelhos. Por volta de 01h30min, a equipe penal se aproximou de uma clareira na mata onde os três homens operavam os drones, dando voz de prisão.
Houve resistência por parte dos criminosos, resultando em uma troca de tiros antes que os criminosos fugissem mata adentro. Os drones e três mochilas contendo uma vasta quantidade de materiais ilícitos foram apreendidos no local.
Dentro das mochilas, os Policiais Penais encontraram:
- 03 drones completos com kaiser e controle remoto;
- 04 carregadores de drones;
- 27 baterias de drone;
- 01 intensificador de sinal de rádio comunicador;
- 08 tijolos de substância aparentando ser maconha, pesando 3,460 kg;
- 01 peteca de substância aparentando ser cocaína;
- 25 smartphones;
- 06 power banks;
- 24 fontes de carregadores;
- 27 cabos USB;
- 18 fones de ouvido;
- 01 pacote fechado de fones de ouvido;
- 10 chips de celular;
- 02 garrafas de vodka;
- 02 garrafas de uísque;
- 02 barras de Durepoxi;
- 09 carretéis de linha;
- 01 kg de sacos plásticos;
- 01 cobertor;
- 03 mochilas grandes;
- 01 guarda-chuva.
As buscas pelos indivíduos que conseguiram fugir continuam, e o material apreendido já foi encaminhado para investigação.