• Home
  • Destaque
  • Trump anuncia que tarifa de 50% sobre cobre entra em vigor em 1° de agosto; Chile critica medida

Trump anuncia que tarifa de 50% sobre cobre entra em vigor em 1° de agosto; Chile critica medida

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que a tarifa de 50% sobre o cobre importado de outros países para os EUA entrará em vigor em 1º de agosto. Ele havia anunciado a taxa na última terça-feira (8), mas não havia estipulado a data.

Trump citou a necessidade dos Estados Unidos de construir sistemas de defesa antimísseis, aviões, navios, munições, semicondutores e data centers, entre outros desenvolvimentos para os quais o metal é indispensável: “O cobre é o segundo material mais usado pelo Departamento de Defesa!”, afirmou o republicano em post na rede social Truth Social.

O presidente justificou a criação da tarifa como uma medida de “segurança nacional”. Em abril, Trump já havia imposto uma taxa de 10%, alegando que buscaria um maior equilíbrio das relações comerciais, mas colocou o cobre entre as exceções.

Nessa terça-feira, o presidente dos EUA revogou essas exceções e considerou, além do cobre, uma tarifa de 200% sobre os produtos farmacêuticos, mas com período de adaptação de um ano para as empresas do setor se adaptarem.

Maior produtor de cobre no mundo, o Chile afirmou que a medida de Trump deve preocupar mais os EUA do que o país sul-americano. “O Chile obviamente vai encontrar compradores para esse cobre, não tenha dúvidas disso. O mundo precisa de cobre porque ele é essencial para a transição energética”, afirmou o ministro de Relações Exteriores do Chile, Alberto Van Klaveren.

“Os EUA continuarão precisando de cobre, basicamente porque eles não têm capacidade de substituir o cobre que importam do Chile ou de outros países que o fornecem”, complementou o chanceler chileno.

A China criticou a medida anunciada por Trump. “Sempre acreditamos que (…) a imposição arbitrária de tarifas não serve aos interesses de nenhuma das partes”, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning.

Ela repugnou o motivo de “segurança nacional” alegado por Trump para anunciar a tarifa. “Sempre nos opusemos a ampliar de modo excessivo o conceito de segurança nacional”, afirmou.

VEJA MAIS

Tribunal de Justiça gasta R$ 25 milhões para ampliar estacionamento

Reprodução A obra do TJ será executada pela empresa MBC Estruturas Ltda Reprodução A obra…

Resumo dos capítulos de 14 a 19 de julho

O remake de Vale Tudo entra em uma semana eletrizante entre os dias 14 a…

What the 2025 Game Mechanics Update in Aviator Slot Means for Players

 What the 2025 Game Mechanics Update in Aviator Slot Means for Players The Aviator…