Trump já havia cancelado verbas para essa obra em seu primeiro mandato (2017-2021), mas o ex-presidente Joe Biden as restabeleceu ao chegar à Casa Branca.
Trump, no entanto, ameaçou, no mês passado, cancelar 4 bilhões de dólares (R$ 22 bilhões na cotação atual) de financiamento para o projeto, após a divulgação de um relatório da Autoridade Federal de Ferrovias (FRA, na sigla em inglês) que concluía que não existia um “caminho viável” para completar o trecho inicial da linha antes da data limite de 2033.
“Hoje cancelamos o financiamento federal para este trem que não vai a lugar nenhum”, confirmou nesta quarta na plataforma X o secretário de Transporte, Sean Duffy.
“Os custos dispararam de 33 bilhões de dólares [R$ 183 bilhões] para 135 bilhões de dólares [R$ 752 bilhões], sem uma data de conclusão à vista”, denunciou.
O governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, advertiu que seu estado “está considerando todas as opções disponíveis” para combater o que chamou de “ação ilegal” do presidente republicano.
Ao contrário de Europa e Ásia, o trem é um transporte marginalizado nos Estados Unidos. A infraestrutura é praticamente inexistente, e as poucas linhas em serviço costumam ser lentas e pouco frequentes.