“Vamos encontrar bilhões, centenas de milhões de dólares em fraudes e abusos”, disse Trump sobre o Pentágono.
O orçamento do Pentágono está se aproximando de US$1 trilhão por ano. Em dezembro, o então presidente Joe Biden assinou um projeto de lei autorizando US$895 bilhões em gastos com defesa para o ano fiscal que termina em 30 de setembro.
Musk, que a Casa Branca diz ser um funcionário especial do governo, foi encarregado por Trump de liderar um esforço para reduzir o tamanho da força de trabalho federal. Como parte dessa iniciativa, os assessores de Musk têm buscado acesso a informações confidenciais em sistemas de computadores de várias agências governamentais.
Críticos afirmam que os esforços são provavelmente ilegais, correm o risco de expor informações confidenciais e, na prática, estão destruindo agências inteiras sem a aprovação do Congresso.
Líderes de todo o espectro político há muito tempo criticam o desperdício e a ineficiência do Pentágono. Mas os democratas e os sindicatos de funcionários públicos dizem que o Departamento de Eficiência Governamental, de Musk, não tem a experiência necessária para reestruturar o Pentágono, e seus esforços correm o risco de expor programas confidenciais.
As empresas de Musk também mantêm grandes contratos com o Pentágono, o que tem levantado preocupações significativas sobre conflitos de interesse.