• Home
  • Destaque
  • Vídeo engana ao dizer que governo quer dar comida estragada à população

Vídeo engana ao dizer que governo quer dar comida estragada à população

A sugestão feita pelas entidades atacadistas, conforme descrito em nota publicada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), publicada no mesmo dia 22, também não era de vender produtos estragados. A proposta feita ao governo foi a de reestruturar o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), por meio do PAT e-social, com apoio da Caixa Econômica Federal. O que, conforme descrito pela associação, poderia “gerar economia da ordem de R$ 10 bilhões anuais, a venda de remédios sem receita nos supermercados, que pode reduzir os preços em 35%, a modernização do sistema de prazos de validade, o chamado Best Before, e a redução do prazo de reembolso dos cartões de crédito.”

Best Before é um conceito utilizado por países como os Estados Unidos e Canadá, que vai além do sistema de prazo de validade utilizado no Brasil. No caso do Best Before, como explicado pela própria Abras, é indicado um prazo mínimo em que o produto deve manter todas suas características. Porém, após essa data, ele não necessariamente é visto como “estragado”, e precisa ser descartado. Neste método, é avaliado que o alimento se mantém próprio para o consumo enquanto continuar com suas características iniciais.

O Comprova entrou em contato com o perfil que compartilhou o vídeo. A responsável pela publicação respondeu que não tinha conhecimento de que era um recorte descontextualizado e, em seguida, deletou o vídeo da plataforma.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. A publicação teve mais de 57,6 mil curtidas, 6,3 mil comentários e 15 mil compartilhamentos até o dia 30 de janeiro.

Fontes que consultamos: Pesquisas no Google, no YouTube e em publicações da imprensa sobre o tema.



VEJA MAIS

Tentativa de ultrapassagem indevida deixa dois motociclistas mortos em Cuiabá; veja vídeos

Luiz Vitor Lopes Juvenal de Paula, de 21 anos, e Gabriel Silvério Conceição morreram em…

Além do Brasileirão 2025, saiba o que a Record vai exibir neste domingo (11)

Neste domingo (11), a Record vai apostar no conteúdo ao vivo, com o Brasileirão 2025…

Motoqueiro foge na contramão, se esborracha no chão e acaba preso pela PM em Rondonópolis; vídeo mostra fuga

Um vídeo compartilhado no Instagram mostra um motoqueiro irresponsável fugindo da Polícia Militar em alta…

bigwin