• Home
  • Destaque
  • VÍDEOS – Moradores fazem novo protesto contra falta de água em Várzea Grande

VÍDEOS – Moradores fazem novo protesto contra falta de água em Várzea Grande

KARINE ARRUDA

DO REPÓRTEMT

Na noite dessa sexta-feira (14), os moradores de alguns bairros de Várzea Grande retomaram a onda de protestos nas ruas e avenidas do município por conta da falta de água na região. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os populares ateando fogo em objetos para fazer barricadas e bloquear vias da cidade.

Além dos gritos de clamor pela retomada do abastecimento de água, há um outro vídeo compartilhado em grupos de mensagens que mostra uma moradora aproveitando a água da chuva para encher um balde (veja ao final da matéria).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais – Sem água há 20 dias, moradores de VG colocam fogo em pneus e bloqueiam Avenida Filinto Müller

A onda de manifestações começou na noite de segunda-feira (10), quando moradores do bairro Paiaguás bloquearam a Avenida Filinto Müller, onde atearam fogo em pneus, em protesto contra a Prefeitura de Várzea Grande e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) da cidade.

Suposto boicote 

Na sexta-feira, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), anunciou uma investigação policial para apurar a falta de água no município sob a suspeita de que a crise hídrica esteja relacionada a boicotes e sabotagens. 

Leia mais – Mauro determina que Polícia Civil e Sesp investiguem boicotes ao abastecimento de água em VG; vídeo

A situação é tão crítica na cidade que a prefeita Flávia Moretti decretou situação de calamidade pública. Na justificativa, a prefeitura disse que a medida foi necessária em razão do sucateamento e das recorrentes sabotagens e atos de vandalismo nas unidades de abastecimento.

Segundo Moretti, o sistema de água que existe hoje em VG é um sistema sucateado, com bombas ultrapassadas, redes antigas e infraestrutura precária, resultado de anos sem a manutenção adequada. Por conta disso, diversas Estações de Tratamento de Água (ETAs) se encontram paralisadas ou operando com a capacidade reduzida.

Leia mais – Flávia decreta calamidade pública por crise no abastecimento de água

Outro lado

O entrou em contato com o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, que informou que as equipes já estão trabalhando para garantir o abastecimento total dos bairros do município. Segundo o órgão, a maioria das manifestações estão ocorrendo em bairros em que o abastecimento começou a ser normalizado agora, com a estabilização das Estações de Tratamento de Água (ETAs).

Veja vídeos:

 



VEJA MAIS

Air India: Investigação sobre queda de avião segundos após decolar apura se combustível foi cortado sem querer, diz site

Segundo reportagem do “The Air Current”, site especializado em aviação, investigação mudou de rumo apó…

Obra de Paulo Vieira faz Globo bater recorde; Paulo, o Apóstolo vence o SBT: Ibope da TV

Nesta segunda-feira, 7 de julho, a Globo apostou na obra de humor idealizada por Paulo…

Homem é assassinado com 12 tiros após ter a casa invadida por bandidos em MT; vídeo

André Alves de Brito, de 38 anos, morreu após ser brutalmente assassinado dentro da própria…