• Home
  • Entretenimento
  • O erro do Fantástico com caso Djidja Cardoso e a preocupação da Globo

O erro do Fantástico com caso Djidja Cardoso e a preocupação da Globo

Fantástico
Fantástico causou com erro em reportagem (Imagem: Reprodução / Globo)

O Fantástico tem enfrentado uma grande crise e frequentemente acaba tendo as suas pautas criticadas nas redes sociais. A edição de ontem (2) foi mais uma vez negativa para o jornalístico da Globo, tanto no quesito de audiência como de conteúdo.

A principal crítica da vez foi em relação à reportagem sobre o caso Djidja Cardoso, que foi encontrada morta dentro da própria casa, em Manaus, no último dia 28 de maio.

O Fantástico recebeu críticas pela falta de novidades em relação ao assunto – que repercutiu muito nas redes sociais na última semana -, mas também por uma falta de pesquisa.

O semanal da Globo acabou utilizando uma toada da Rainha do Folclore ao comentar sobre a morte de Djidja, que era ex-sinhazinha da fazenda.

Para contextualizar, a manauara viveu entre 2016 e 2020 a personagem filha do dono da fazenda, que representa a história branca dentro do auto do boi no Festival Folclórico de Parintins.

Diferente da Sinhazinha, a Rainha do Folclore representa a diversidade de valores expressados pela manifestação popular. Na rede social X (antigo Twitter), a escolha da toada foi criticada.

Um problema para a Globo

E um erro como esse envolvendo o Festival de Parintins já tem deixado em alerta o público local que o acompanhará pela primeira vez na Globo.

A emissora carioca, é claro, deverá contar com um grande número de profissionais da sua afiliada em Manaus, a Rede Amazônica. Porém, a Globo terá que cuidar nos mínimos detalhes para evitar erros graves como este envolevndo a reportagem do Fantástico.

Cabe lembrar que serão três dias de transmissão na íntegra, de 28 a 30 de junho, na Rede Amazônica, Multishow e Globoplay, com sinal aberto para não assinantes.

O Festival, considerado um patrimônio cultural do país, ganha ainda uma edição especial em exibição nacional na Globo, no dia 07 de julho, com o melhor da competição dos Bois Caprichoso e Garantido.

Novo programa

Gabriela Prioli deixa o Saia Justa e passa a comandar, a partir de julho, um novo programa no GNT. Com produção da Floresta, a atração de debates terá formato de entrevistas, com uma linha intimista em estúdio. A cada episódio, dois convidados – um famoso e um especialista – vão abordar com Gabriela temas contemporâneos.

Momento de estreia

Anne Lottermann estreia o programa Quem Sabe, Ganha!, uma co-produção entre a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e a TV Cultura. A apresentadora irá comandar o game show semanal de perguntas e respostas, com uma hora de duração, que vai ao ar a partir desta quarta-feira (5/6), às 19h30.

Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida

Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]



VEJA MAIS

Paquistão afirma que 13 pessoas morreram em 12 horas vítimas de ataques da Índia na Caxemira

Nos últimos desdobramentos da guerra, o Paquistão disse que a Índia disparou mísseis contra três…

Abilio denuncia que vendas clandestinas no Centro de Cuiabá são comandadas por único distribuidor

Reprodução Abilio denunciou um esquema envolvendo ambulantes Reprodução Abilio denunciou um esquema envolvendo ambulantes DO…

10 anos após epidemia de zika, mães de vítimas lidam com sequelas e dívidas

De 2017 para piorou, diz líder Equipe avalia crianças com necessidade de cirurgia no Recife…

free slot games free